sexta-feira, dezembro 23, 2005

Breves da Semana

CDS/PP I – O Presidente CDS/PP, Ribeiro e Castro, (uma espécie de presidente da comissão liquidatária de um partido, mal frequentado e em vias de extinção) não se limita a ser o líder de uma facção daquele grupo. Afastado da campanha de Cavaco, que o quer longe, pretende tornar-se o teórico da filosofia do terrorismo com a afirmação lapidar: «o terrorismo nasceu na esquerda».

Que amnésico se revelou, o homem, em relação à onda Nazi e Fascista esquecendo mentores como: Hitler e Mussolini. Que falta de memória revelou que não se lembrou do terrorismo de Estado de Franco, Salazar, dos generais Pinochet ou Videla, para não citar outros. Escusava era de trazer à memória dos portugueses as antigas ligações do CDS a movimentos tão pacifistas como o ELP e o MDLP quando ele era dirigente do partido. Quem não se lembra de nomes como: Ramiro Moreira, Ângelo de Trancoso, Alpoim Calvão e, até, o tenebroso Cónego Melo da Sé de Braga, todos eles rapaziada da não esquerda. Como é possível Ribeiro e Castro, (à data conhecidíssimo por BIBI - recordam-se?) fazer tais afirmações… Não há decoro! O terrorismo não tem partido! É ideológico da esquerda, da direita. É religioso a começar nas Cruzadas e na Santa Inquisição, acabando no tenebroso fundamentalismo Islâmico. O Terrorismo é, sobretudo, um MONSTRO condenável venha ele de cima, de baixo ou de que lado ele vier!....

CDS/PP II – «O Ministério Público suspeita que Paulo Portas possa ter microfilmado, antes da mudança de Governo em Março deste ano, os arquivos do Ministério da Defesa, nos quais podem estar documentos confidenciais ou classificados como Segredo de Estado».

Os indícios resultam das escutas telefónicas realizadas no âmbito do processo Portucale, que incide sobre alegadas práticas de tráfico de influências na aprovação de um empreendimento turístico do Grupo Espírito Santo.

No decurso do interrogatório a Abel Pinheiro, o juiz Carlos Alexandre trouxe à colação as microfilmagens aos arquivos dos ministérios tutelados por Paulo Portas, Luís Nobre Guedes e Telmo Correia». Estas suspeitas trazem também à memória o nome de Celeste Cardona e o controle absoluto do Ministério da Justiça e de um conjunto de personalidades do CDS. Para não falar na tão famigerada, como desnecessária, compra de submarinos, de contas bancárias no estrangeiro e de milionárias férias no Dubai…

A vida é tão estranha como surpreendente!...