quarta-feira, novembro 23, 2005

As razões do meu apoio ao candidato Mário Soares

O meu apoio ao Dr. Mário Soares verifica-se não só por razões políticas, mas também por razões culturais de proximidade. Gosto de Mário Soares. E gosto dele porque é capaz de dizer coisas que muitas vezes necessitam de ser ditas.

É um homem de convicções. Tenho um respeito imenso pelo seu passado, pelo seu inestimável contributo à Democracia e à definição ideológica da sua área política.
Com uma personalidade fascinante, espontâneo, aberto ao diálogo, afectuoso, curioso e profundamente optimista. Apesar da dimensão do estadista, poucos como ele transpiram o prazer de viver. É desse exemplo vivo de optimismo que Portugal está a necessitar.

Os portugueses só terão a ganhar com a notável experiência política, bom senso e capacidade de diálogo de Mário Soares, que não precisa deste cargo, nem para valorizar o currículo, nem por nenhum outro motivo de índole pessoal. Tendo alcançado tudo o que havia para alcançar, continua a desejar mais e melhor, para si, mas acima de tudo para o seu país. É desse inconformismo que Portugal precisa.
Ao longo dos anos o “velho” Senador tem-se revelado um verdadeiro mestre na arte de cativar a simpatia das pessoas que com ele convivem de perto.

Não sendo uma pessoa arrogante é com afabilidade que, a cada momento, se mostra curioso e de tudo querer aprender com os outros que o rodeiam. À semelhança de qualquer mortal parece também não ter qualquer problema em admitir que erra e que muitas vezes se engana. Talvez por este facto, ele nunca tenha parado de evoluir na Política como na Cultura, ou até outras áreas do conhecimento não deixando nunca de se interessar por tudo um pouco. Seja pelo sublime das Belas Artes ou pela pressão globalizante da inovação Tecnológica, Mário Soares ganha a cada momento mais ânimo que aproveita para catapultar-se dos obstáculos que surgem no seu percurso, com a determinação que lhe conhecemos. É dessa atitude segura e determinada, mas também humanista, afectuosa e inconformista que precisamos sentir no nosso Presidente da República.


Portugal necessita de um Presidente que seja um homem afável e próximo das pessoas, como todos os outros homens, mas que seja também um líder de vontades capaz de mobilizar pelo seu exemplo e conduta a Sociedade Portuguesa.


Em Portugal o Presidente da República não dá orientações ao Governo. Não define políticas, não exerce nenhum poder executivo. Pelo contrário, representa, de forma civilizada e pedagógica as nossas legítimas expectativas e o advir no futuro. O Presidente não executa. Garante e, acima de tudo, incentiva. Não nos devemos esquecer que o Presidente da República tem como papel fundamental gerar consensos, saber estar acima dos partidos, ser um líder e fazer com que cada Português se reveja nele.


É natural que nos próximos tempos de campanha eleitoral possamos assistir a intervenções que tenham por objectivo desvalorizar as capacidades e qualidades de Mário Soares.


Parece também não haver dúvidas que o factor idade será a “pedra de toque” utilizada, pelos outros candidatos, para desgastar a sua imagem, mas o que é mais notável neste Homem é que, depois de termos a possibilidade de privar com ele e ouvir a mensagem positiva que transporta nas suas intervenções, dificilmente o argumento da idade poderá ter qualquer repercussão. Este argumento sem pés nem cabeça, para além de resultar numa grosseria só irá prejudicar quem a profere.


Estou convicto que o Dr. Mário Soares ganhará as eleições presidenciais!... Acredito que na segunda volta, obterá o apoio total e unânime de toda a Esquerda, estando em crer que terá também o apoio de uma significativa percentagem de militantes sociais-democratas e, até, de muitos eleitores democratas-cristãos.


Não tenho dúvidas que apesar da idade e de toda uma vida dedicada à política, Mário Soares se apresenta como um candidato de enorme dimensão às próximas eleições presidenciais. Ele representa melhor do que ninguém o papel do presidente estimulante e positivo que o país tanto necessita para que definitivamente possamos elevar bem alto a nossa auto-estima e voltarmos a reencontrar o caminho da felicidade perdida.

Seia, 23 de Novembro de 2005


O Mandatário concelhio da candidatura do Dr. Mário Soares à Presidência da República