segunda-feira, junho 22, 2009

Adiamento dos grandes projectos Estruturais
(os eternos velhos do Restelo)


Não existiu nenhum grande projecto nacional que não tivesse gerado excessiva e cansativa polémica.Quem está de fora tem claramente a noção que não existe seriedade nos principais actores. Neste caso os partidos mudam de opinião com a maior das facilidades. Recordo-me de várias obras públicas que depois se provou que foram boas apostas. Mas existem variadíssimos exemplos; a começar pelos velhos do Restelo das Descobertas, a entrada na CEE entre tantas outras…Quem é contra a alta velocidade não conhece, nunca andou, não percebe como este transporte, rápido e não poluente transformou países como a França, Espanha, Alemanha, o Japão, entre muitos outros. Ainda não se entendeu que somos um país periférico e estamos isolados da Europa e isso é cada vez pior para a Economia global, mas sobretudo para o Ambiente, (pois as alternativas são as mais poluidoras: avião e o automóvel)... Este projecto pecará já por tardio, em vez de tanta autoestrada feita já deviam existir as linhas Lisboa/Madrid e Porto/Vigo e assim estaríamos ligados ao resto da Europa e o investimento estrangeiro em Portugal e a expansão das nossas empresas seria bem mais facilitada... Mas não, estamos sempre a adiar o futuro com medo dele... Espanha tem as principais cidades inter-ligadas pela, (AVE) alta velocidade. Adiar o início da ligação Lisboa – Madrid será uma "saloiada", de todo o tamanho, sem visão nem missão.
Além de ser um evidente sinal de fraqueza, não concordo com o adiamento deste projecto de alta velocidade pelo actual Governo de Portugal, que tem mandato legítimo até ao fim da legislatura, sobretudo no que concerne a um projecto que foi firmado e protocolado por governos anteriores com pompa e circunstância, em cimeira Ibérica, realizada na Figueira da Foz, e, imagine-se, que apontava o ano de 2009 como data de conclusão da linha Lisboa – Badajoz.
Continuamos a estar cheios de velhos do Restelo mal intencionados e pouco sérios e o pior de tudo é que continuamos a ter medo da vozearia que eles emitem…