domingo, julho 06, 2008

(clique para ampliar a imagem)
A requalificação da baixa da cidade

Uma cidade que encara o futuro com qualidade de vida


Por todos aplaudido, este projecto vem confirmar a dinâmica da autarquia na preocupação ambiental do concelho e, como já anteriormente escrevi, promover a nossa cidade como uma referência ambiental de excelência. Deste modo Seia poderá ser verdadeiramente uma cidade verde, um exemplo de qualidade de vida e onde vai valer a pena viver.

O desenvolvimento deste projecto na zona baixa é, face à localização estratégica da cidade e ao maciço da Serra da Estrela que a domina a montante, de excelência que, aliado aos recursos naturais que dispõe, constitui uma zona verdadeiramente privilegiada, face ao elevado potencial lúdico-turístico que apresenta, sobretudo, durante o Verão.

O conjunto das intervenções previstas permitem, à partida, prever um verdadeiro sucesso em torno de uma nova centralidade da nossa cidade, colocada à disposição de toda a Comunidade, de encontro a um maior conforto e, seguramente, elevando a nossa qualidade de vida.

A valorização ambiental deste vale do rio Seia deve não só promover a requalificação da área envolvente ao nível paisagístico, mas também de ordenamento do território e da utilização dos solos bem como dos preciosos recursos hídricos, sobretudo na qualidade da água que o ressuscitar do moribundo rio irá promover em mais valias, nomeadamente, actividades aquáticas e desportos náuticos, permitindo assim o desenvolvimento económico desta zona de vocação turística.

Neste sentido proponho que a montante da área de intervenção seja integrado no projecto, (até porque não existe nenhum) um pequeno Parque de Campismo, com elevados padrões de qualidade o que, só por si, poderia gerar receitas significativas tão necessárias à sustentabilidade de um projecto desta envergadura, optimizando significativamente as estruturas criadas e potenciando os investimentos efectuados.