domingo, junho 15, 2008

Finalmente as ansiadas acessibilidades…


Ufa! Finalmente chegou a tão ansiada notícia!..
Ontem tivemos conhecimento da melhor notícia que as populações dos concelhos da encosta norte da Serra da Estrela poderiam ter neste momento, ou seja: ontem em, Conimbriga, José Sócrates afirmava que tinha chegado o momento do Governo «olhar para a zona do pinhal». O primeiro-ministro encerrava a assim a cerimónia de lançamento da nova concessão «Pinhal Interior», que terá uma extensão total de 567 quilómetros, no âmbito do programa «Governo Presente». E, nesta sequência, ficámos a saber com a maior satisfação que o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, tinha homologado a adjudicação do estudo prévio para a construção do IC6, IC7 e IC37 que vão constituir a futura rede rodoviária para as populações da Serra da Estrela de encontro ao nosso aguardado desenvolvimento.
Até que enfim vamos de ter as mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento que já quase todas as regiões do país já possuem, em termos de acessibilidades. Finalmente vamos ter acesso ao que já deveria estar feito há muitos anos atrás para que as gentes da beira-serra se possam afirmar no contexto nacional.
Estas acessibilidades são fundamentais para promover a nossa coesão regional e, naturalmente, a coesão nacional, de encontro ao sentido de responsabilidade que a solidariedade e a procura de uma igualdade de oportunidades que há muito devia ter sido contempladas pelos governos centrais quebrando o isolamento em que, até agora, temos vivido.