quinta-feira, abril 05, 2007

O CISE e a Sociedade da Informação


A Democracia é o valor aglutinador da socialização, estimulação, igualdade de oportunidades que encaminham para construção de saberes entendidos como “saber, saber fazer e ser”. Só assim as aprendizagens serão verdadeiramente significativas, activas, integradas e diversificadas.

A Informação é, cada vez mais, fundamental ao Saber e à construção de uma Sociedade Livre e do Conhecimento que deixou já de ser uma referência exclusiva dos livros, passando a ser uma realidade que exige um contínuo reforço e actualização de conhecimentos por parte de TODOS.

A Educação deixou também de se centrar num período de tempo restrito da vida de um indivíduo e passou a ser encarada como uma construção contínua da pessoa, abrangendo as suas várias vertentes.

O desafio a enfrentar é grande e o processo de desenvolvimento é contínuo e interactivo. Neste sentido, o processo de planeamento torna-se um processo de inovação: construído sobre uma base de conhecimento existente e resultante de processos interactivos de aprendizagem, ele próprio campo do conhecimento que se modifica.

No contexto regional/local os Municípios têm cada vez mais a missão cívica de contribuir para o desenvolvimento regional ao envolver-se directa e intencionalmente numa estratégia de consolidação da capacidade competitiva do tecido produtivo, contribuindo assim para reforçar a capacidade de cooperação institucional.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Seia, por intermédio do CISE pode ser o motor de desenvolvimento de acções que podem contribuir para a operacionalização desta missão, através de uma visão estratégica/interactiva, indo de encontro aos fins a que se destina ou seja, contribuir para a construção de um conhecimento profundo daquilo que nos rodeia, especialmente no que concerne à região única da Serra da Estrela.

A utilização de materiais de aprendizagem interactivos torna a aprendizagem mais atractiva para o ser humano, uma vez que pode interagir com os conteúdos e obter a retroacção de um conjunto de aprendizagens e competências, integradores do conhecimento, das capacidades, das atitudes e dos valores que vão de encontro à desejável construção de uma Sociedade Livre e do Conhecimento.

Este facto compensará inquestionavelmente o esforço financeiro envolvido na construção deste equipamento de excelência que qualquer município do país gostaria de possuir e que a todos os senenses orgulha.

Para ilustrar tudo o que acabo de dizer é fundamental, e urgente, uma visita ao "NOSSO" CISE.