CISE
Paradigma da aplicação das novas tecnologias
O potencial da tecnologia como ferramenta de educação tem vindo a ser alterado devido a três factores principais, agora também presentes no CISE:
- convergência de tecnologias no formato digital;
- encontro coma as actuais teorias cognitivas da aprendizagem que propõem métodos adaptados à aplicação das novas tecnologias;
- mudanças sociais que daí decorrem e que, entre outras, se relacionam directamente com a natureza do emprego no futuro.
A convergência de tecnologias no formato digital, pelas suas possibilidades de interacção, modelação e feedback expandem as fronteiras da educação tornando os alunos mais independentes, intelectualmente críticos, capazes de procurar, organizar e avaliar informação.
O aumento de conhecimento não é um processo aditivo, consistindo num estabelecer de relações entre o familiar e o novo, num processo não linear, procurando pontos de contacto com o conhecimento adquirido, possibilitando a inclusão daquilo que é conhecimento novo.
"Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me e eu aprenderei.”
(Provérbio chinês de autor desconhecido)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home