quinta-feira, abril 05, 2007

CISE

Paradigma da aplicação das novas tecnologias


O potencial da tecnologia como ferramenta de educação tem vindo a ser alterado devido a três factores principais, agora também presentes no CISE:

- convergência de tecnologias no formato digital;

- encontro coma as actuais teorias cognitivas da aprendizagem que propõem métodos adaptados à aplicação das novas tecnologias;

- mudanças sociais que daí decorrem e que, entre outras, se relacionam directamente com a natureza do emprego no futuro.

A convergência de tecnologias no formato digital, pelas suas possibilidades de interacção, modelação e feedback expandem as fronteiras da educação tornando os alunos mais independentes, intelectualmente críticos, capazes de procurar, organizar e avaliar informação.

O aumento de conhecimento não é um processo aditivo, consistindo num estabelecer de relações entre o familiar e o novo, num processo não linear, procurando pontos de contacto com o conhecimento adquirido, possibilitando a inclusão daquilo que é conhecimento novo.

"Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me e eu aprenderei.”
(Provérbio chinês de autor desconhecido)