terça-feira, junho 06, 2006

PORTUGAL DOS PEQUENITOS



Carta Aberta (de indignação) ao Deputado José Cesário


Estou indignado Sr. Deputado Cesário!...

De acordo com uma notícia do Jornal Público, de 26 de Maio, parece que o Sr. Deputado José Cesário terá dirigido um requerimento ao Ministério da Saúde, questionando-o sobre os critérios que estiveram na decisão de mandar construir um novo edifício hospitalar em Seia dando a entender que o Hospital só se fará por a Câmara ser da cor partidária do Governo, o que teria motivado justificados protestos dos vereadores socialistas do município senense.

Um completo desencanto para com a sua atitude, Sr. Deputado da nação!

A que propósito é que o Sr. Deputado do PSD, ainda por cima eleito pelo círculo de Viseu, vem meter a “colherada” no distrito da Guarda, num total desrespeito pelos seus colegas Deputados eleitos por este distrito, relativamente à construção do novo Hospital de Seia que, depois de tanta luta dos senenses foi, finalmente, adjudicada por este Governo?

Será despeito pelo facto de nenhum dos governos do seu partido, o PSD, não ter dado nunca importância aos anseios da população de Seia? Ou está a pensar vir a conquistar eleitorado cá ao distrito?

Pelo seu silêncio, relativamente à obra, justificar-se-á mais a variante de Gouveia com um perfil de auto-estrada e dispendiosos nós de acesso, para passar um camião de águas engarrafadas de vez em quando ou um carro ligeiro de tempos a tempos?

Saberá o Sr. Deputado que o custo deste dispendioso troço daria para construir dois hospitais idênticos ao que agora mesmo contesta? Porque não questionou, na altura, o Ministério da Obras Públicas do seu Governo por esse atentado económico que delapidou ainda mais as finanças públicas?

“Bora lá” saber os motivos e, sobretudo, a justificação de tão cara construção e responsabilizar os autores da proeza e saber qual é a cor da câmara? Ou o senhor estará a julgar outros pelas façanhas dos seus pares laranja?

Oh Sr. Deputado Cesário!... Para encontrar motivos que justifiquem a urgência da desta construção hospitalar bastaria o elementar exercício de visitar o edifício a que chamam Hospital de Seia. Garanto-lhe caro Deputado, motivos não lhe faltariam que justificassem a conclusão da obra, mas para ontem… E o senhor não tinha necessidade de fazer a triste figura com que acaba de nos presentear, para não lhe dizer outra coisa, por que sou uma pessoa de princípios, o que não consigo vislumbrar em si, com sua mesquinha atitude!...

Um Deputado por um círculo do interior do país que se dá ao trabalho de questionar as poucas obras com as quais esse mesmo interior é raramente contemplado, atrofia-me a mente e não consigo compreender os motivos e os propósitos da sua eleição. Por outro lado, nem imaginará o Sr. Deputado o quanto os eleitores vão apreciar a sua atitude.

E o que me diz relativamente à desautorização da estrutura local do PSD que, no mínimo, deveria ter ouvido antes de cometer o seu despropósito? Pelo que sei, eles também lutaram pelo projecto e, seguramente, não mereciam isto que é, no limite, uma situação desconfortável… Ou então, estaremos perante um atestado de incompetência, passado pelo Sr. Deputado visiense, à incapacidade da estrutura local do seu partido o que é bem pior!

E a estrutura local do PSD? Será que lhe irá faltar a voz perante este desconforto que o Sr. lhe acaba de a colocar, remetendo-se ao silêncio? Passados tantos anos, de vivência democrática, como justificar esta atitude tão leviana, do eleito, perante os eleitores!...

É fundamental que nós os políticos eleitos por tanta gente anónima que em nós confiou para irmos de encontro dos seus mais elementares e legítimos direitos, no sentido de uma real melhoria de vida, entre as quais se salienta o inalienável direito à saúde, não defraudemos quem em nós confiou. Essa a causa mais nobre dos nossos mandatos.

Seguramente, o nosso papel como políticos só se justifica enquanto no mandato para o qual fomos eleitos formos capazes de servir a causa das pessoas que nos elegeram. Caso contrário, nem sequer fará sentido aquilo que julgamos representar.

A sua atitude foi uma afronta insultuosa a todos aqueles, (e têm sido muitos, incluindo os militantes do seu partido) que como eu lutaram pela construção de um hospital com todas as condições para cuidar da saúde destas gentes, já têm tão pouco, com a mesma dignidade com que são tratadas as pessoas das grandes cidades e que continuamos a lutar no dia-a-dia contra um centralismo litoralizado e feroz que se apoderou do nosso país, mas que não tem ser um destino fatídico.

Na política não vale tudo Sr. Deputado, como não fez sentido a indignidade da sua atitude!...

Nós cá continuaremos lutando, tentando não defraudar quem nos elegeu e, sobretudo, quem em nós confiou: Pelo bem de Seia tudo…. E pelo interior do país, sempre!...




Seia, em 6 de Junho de 2006

O Deputado à Assembleia Municipal de Seia



João José Cabral Viveiro



Nota: Publicado no Jornal Porta da Estrela

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O sr. deputado já não fala de Canas de Senhorim porque a camâra de Nelas mudou de cor partidária, para o laranja. Ele e o candidato a presidente da tão esperada, por eles, camâra de Canas, sr. Pinheiro, foram os principais mentores e instigadores das manifestações ordinárias contra o ex-presidente da república.
Pedia ao sr. cesário que se retirasse para o aconchego do lar.

junho 08, 2006 10:39 da manhã  
Blogger J.V. said...

Exactamente!... Depois das confusões e das duras lutas do "povo de Canas a concelho", em que este cavalheiro tem responsabilidade directa, tudo acalmou com a mudança da Câmara de Nelas para o laranjal.

Com esta mudança política da autarquia de Nelas parece que Canas já se está a borrifar no tão proclamado concelho. Para o deputado Cesário, parece que na política vale tudo...

Quanta indignidade no desempenho do cargo de deputado da nação!...

São estes políticos sem escrúpulos que têm arrastado todos os outros (até aqueles que não mereciam) para a rua da amargura em que se encontram.

junho 08, 2006 12:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home