sábado, maio 27, 2006

PORTUGAL DOS PEQUENITOS


Resquícios do malfadado discurso da tanga


O norte-americano Jack Welch, antigo presidente-executivo da General Electric e reconhecido como o melhor gestor do séc. XX, entende que é «humilhante» a forma como Portugal é visto no estrangeiro. O economista Veio a Portugal, participar numa mesa redonda destinada à análise e discussão sobre ‘Os Desafios das Empresas e da Economia Portuguesa no Contexto Competitivo Actual’, tendo as conclusões do encontro e as declarações do ex-gestor sido divulgadas por Mira Amaral, em conferência.

Antes mesmo de iniciar a sua intervenção, Jack Welch teria incitado o ministro da Economia português a ser “um pouco mais optimista” e apelou aos empresários que o ouviam para que dessem mais atenção ao “capital humano” das suas empresas. Este homem atravessou o Atlântico para criticar o pessimismo dos portugueses e a constante degradação da imagem nacional no estrangeiro.

Nas suas intervenções polémicas, este senhor referia que na Economia há muitos gestores idiotas. Só que em Portugal, o problema é potencialmente mais grave porque gestores, no verdadeiro sentido da palavra, contam-se pelos dedos. Existe é, claramente, um clã, mas de "patrões", que apenas pensam no fácil e rápido enriquecimento próprio e na exploração dos empregados num cenário quase de capitalismo selvagem. Disso temos cá em grande quantidade e, com raras excepções, são esses muitos dos tradicionais industriais portugueses.

O mesmo é válido para aqueles Políticos e Gestores Públicos que nos têm (des)governado, todos estes anos sem qualidade, com objectivos medíocres que nos levam a ficar cada vez mais pobres e a divergir dos nossos parceiros europeus.

Devem chamar-se as coisas pelos nomes, e este senhor fê-lo desassombradamente.