quarta-feira, maio 17, 2006

Conselheira de Estado critica a demagogia do PSD


Ontem, quando falava no programa Falar Claro, da Rádio Renascença, a Conselheira de Estado, Manuela Ferreira Leite, voltava a assumir posições diferentes das da direcção do PSD e de Marques Mendes.

Desta vez no que respeita ao encerramento de algumas maternidades pelo Governo, Manuela Ferreira Leite manifestava-se favorável ao encerramento, e embora compreendesse o "aspecto emotivo" do caso, referia também que este "não deveria prevalecer sobre questões de sobrevivência".

No que toca às críticas da oposição e do PSD, afirmou que "as pessoas responsáveis, que de alguma forma têm influência na opinião pública têm a obrigação de não fazer com esta questão demagogia", acusando o PSD de se “aliar” a processos emotivos, a que eu acrescentaria: populistas e demagogicamente eleitoralistas.

Curiosamente, a antiga ministra das Finanças social-democrata, já por ocasião da votação do Orçamento de Estado, apresentado pelo governo Sócrates, referiu que se estivesse no Parlamento ter-se-ia "abstido com duas ou três ressalvas", referindo ainda que se o orçamento ia ser cumprido tal como ele estava apresentado, achava que não merecia o voto contra e não merecia o voto contra porque fazia um esforço claro no sentido de controlar a despesa.

Manuela Ferreira Leite demarcava-se assim da posição assumida pela direcção do PSD, que votou contra o Orçamento de Estado.