sexta-feira, maio 05, 2006

O Governo adjudica a construção do novo Hospital de Seia


Já era tempo de termos boas notícias e Seia merecia! Não que não fosse, de todo, esperada, mas eis que chega até nós a melhor notícia do ano. A notícia fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos desta região… Seia conseguiu!.. Depois de largos anos de luta, (“quem porfia sempre alcança”) os utentes do concelho e da região abrangida pelo Hospital estão de parabéns…

Depois da adjudicação da Variante de Seia, finalmente a mãe de todas as notícias: a adjudicação do novo Hospital.

O Ministério da Saúde, através do Gabinete da Secretária de Estado Adjunta, procedeu à autorização da ampliação e remodelação do Hospital de Seia.

Como é sabido o projecto prevê a remodelação e ampliação das estruturas existentes e, ainda, a construção de um novo edifício.

A adjudicação da obra ronda o valor global de 6,3 milhões de euros, sendo prazo de execução de 540 dias.

Não foi fácil consegui-lo, até porque “casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão”. Por isso, a fórmula resolvente foi mesmo ver as coisas pela positiva, num trabalho de formiguinha, usando muita persistência e muita paciência; usando ainda o Conhecimento, a Sabedoria e a Inteligência. Esta estratégia foi decerto o melhor antídoto para os impropérios, os boatos e as afirmações gratuitas, numa autêntica esquizofrenia colectiva de jogo político, de uma oposição desesperada que, essa sim, prometeu, prometeu e nunca cumpriu as mais elementares promessas. Desde as afirmações produzidas nos órgãos autárquicos, à informação veiculada nos órgãos de informação, a única estratégia da oposição era claramente tentar descredibilizar as iniciativas tomadas por quem governa, após anos de imobilismo de governação do PSD, para o nosso concelho. Como se constata, melhor fora que a oposição estivesse calada pois o silêncio nesta fase teria sido bom conselheiro. Essa necessidade de dizer qualquer coisa só para lembrar que existe, não foi, claramente, a melhor estratégia, pois deste modo evitaria cair no ridículo!...

Acredito que para a estratégia da oposição esta notícia seja um duro golpe, mas que é uma excelente notícia para todos nós, não resta qualquer dúvida.

As autarquias só existem porque existem munícipes. Por isso, as eleições só fazem sentido se nós, os eleitos, formos capazes de resolver os problemas concretos dos cidadãos eleitores que nos mandataram e que esperam de nós o cumprimento das funções políticas para que fomos eleitos. Só deste modo os eleitores podem escolher quem efectivamente desejam ver a governá-los. A Democracia é isto mesmo…

Serenamente, mas com convicção, mais uma “batalha”foi ganha, a vitória, essa, é sem dúvida de todos aqueles que acreditaram na actual governação para a definitiva resolução do problema.

É preciso acreditar; como diria o nosso grande Fernando Pessoa: Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce...”.