quarta-feira, abril 19, 2006

A loucura do Homem na corrida ao petróleo

Desde 2002 que estamos a assistir a um fenómeno de subida continuada do preço do petróleo e tudo indica que esse movimento não vai parar tão depressa. Até custa a acreditar, em 2002, o barril de petróleo Brent custava cerca de 20 dólares e ontem já valia 71,4 dólares Desde o princípio do ano que os combustíveis já subiram cerca de 10% e deram um forte contributo para a subida da inflação neste país completamente petróleo-dependente.

Sendo uma matéria-prima importada, todo o aumento de preço no mercado internacional se traduz por uma transferência de rendimento para o exterior sem qualquer compensação económica para o país impedindo o nosso crescimento.

Com o petróleo a escalar assim, mais a gripe das aves, mais a estupidez bélica e “controleira” dos EUA e do irresponsável do seu presidente, mais a arrogância do Irão e do imbecil que o controla; o mundo não está mesmo nada fácil…

Não quero ser pessimista, mas haverá alguém que arrisque o que quer que seja, neste planeta, num futuro próximo?

Nota: há especialistas que defendem que o crude brevemente chegará aos 160 dólares/barril.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

João..concordo contigo..e acrescento...
Os paises produtores devem começar a pensar se não estaram a matar a galinha dos ovos de ouro...é que com estes preços vai necessariamente investimento para pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia alternativa.....a necessidade faz o engenho....
Eu espero que isso aconteça..é a univca forma de termos paz no médio oriente..ou paz ou então eles ficam como africa...digo eu....
Abraço
Laranjo

abril 21, 2006 1:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home