terça-feira, abril 11, 2006


Il Cavaliere contra Il Professore…

Os italianos deram o seu aval a Prodi, (il professore) na esperança de que este homem seja portador de uma solução mais realista, que possa corrigir as desigualdades sociais que se agigantaram durante os últimos cinco anos, (onde é que eu já vi este filme) na sociedade italiana, em detrimento de Berlosconi, líder da coligação de direita, do actual governo, que é apenas o homem mais rico do país e o que mais meios de informação controla em Itália e que parece nada ter feito para tirar o país de uma incómoda e gigantesca crise económica-financeira, a não ser continuar ele próprio a enriquecer e a fazer leis que o protejam da perseguição judiciária.

A União de esquerda liderada por Romano Prodi superou assim a coligação de Berlusconi, quer na Câmara dos Deputados quer na votação do Senado. A sua vitória nas duas câmaras permite-lhe formar o próximo governo italiano.

Por motivos óbvios, não é tanto a vitória de Prodi que se exalta é, sobretudo, a derrota de uma direita trauliteira de Berlusconi que se saúda.