quarta-feira, abril 05, 2006

Regionalização que tanto tardas!....

Gostei de saber que Silva Peneda euro-deputado do PSD elogiava o Governo, considerando que a “filosofia adjacente” ao ordenamento do território era idêntica àquela que o ex-primeiro-ministro Cavaco Silva, (agora PR) na altura defendia, baseada nas (NUT) Nomenclaturas de Unidades Territoriais, que criavam na altura cinco regiões-plano, baseadas nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Na altura era ministro do Planeamento Valente de Oliveira, Silva Peneda era secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Nunes Liberato (o agora chefe da casa civil do PR) era o secretário de Estado da Administração Local.

Pelo contrário, Marcelo Rebelo de Sousa e Manuela Ferreira Leite, entre outros, (que naquele tempo tanto defendiam o projecto de Cavaco Silva) defendem agora um referendo para a regionalização criticando a decisão do Executivo socialista em avançar com cinco regiões, atribuindo-lhes um contexto de regionalização encapotada.

Estranho agora a posição política destes sociais-democratas que concordavam com as NUT de Cavaco Silva, à semelhança de Silva Peneda e outros, agora discordem frontalmente. Vá se lá saber porque agora é mau o que ontem era excelente…

Por outro lado surge-me outra dúvida: porque não se lembraram eles de propor um referendo quando o incrível Santana FLope andou a distribuir ministérios e secretarias de estado, de forma populista, bacoca, por quase todo o País?

De que valerá a Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, e Presidente da Associação Nacional de Municípios, andar por aí a berrar a plenos pulmões que Portugal é o país mais centralizado da Europa, quando é contra qualquer tentativa séria de regionalização que não seja essa idiotice da GAMVIS, inventada pelo amigo Relvas.

Como é sabido, falo com alguma autoridade sobre o assunto porque eu fui dos poucos Deputados da Assembleia Municipal de Seia a votar contra a integração do concelho nesta pseudo-organização regional, por não ter havido ninguém das bancadas do PSD ou até do PS que me conseguisse explicar, porque deveria votar a favor, ou seja, porque é que votavam eles todos a favor!

Enfim…