sexta-feira, março 24, 2006

Ainda Seia e o Centro Hospitalar

“Deus Quer, O Homem Sonha, A Obra Nasce...”. (Fernando Pessoa)

A vida das pessoas enquanto elementos de um colectivo é caracterizada por momentos altos, mas também por momentos menos bons, sendo que o sofrimento e as contrariedades hão-de acompanhar sempre, de um modo ou de outro, o percurso de vida de cada ser humano.

Todos os dias, ao abrirmos o jornal, nos damos conta de novos avanços técnicos e novas tecnologias, proporcionando já no dia seguinte a abertura de novos horizontes que eram impensáveis no dia anterior. É esta perspectiva de evolução que vai criar em nós um clima de euforia e expectativa no qual todas as maravilhas parecem ser possíveis de concretizar mais cedo ou mais tarde.

Mas há coisas que não é possível mudar, porque vêm amarradas à nossa condição do homem ser social ou fazem parte das características próprias da vida. Por isso devíamos, pelo contrário, aprender a viver com elas, enfrentando-as ou simplesmente contornando-as. Dos fracos não reza a História!...

Se não houver outra forma, devemos, suportar com inteligência e muita paciência as contrariedades da vida e descobrir nelas o lado bom que, quase, todas as coisas têm. Rir, até, com tudo isso. Sou de opinião que nenhuma contrariedade nos devia impedir a boa disposição durante muito tempo.

É bom, sem dúvida, sonharmos e corrermos depois atrás desses sonhos. Já foi dito que essa é a forma de o mundo avançar. Disseram-no os nossos poetas, de modo exemplar, pois que aquilo por que tanto esperamos pode vir anunciado num qualquer jornal de amanhã!... O importante é acreditar!...

"... sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos de uma criança(António Gedeão).