quarta-feira, março 22, 2006

22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Foi em 1992, que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, o dia seguinte às comemorações do Dia da Árvore e da Floresta, 22 de Março, como o Dia Mundial da Água.

O objectivo desta data comemorativa era de fomentar em todo o mundo actividades de consciencialização pública sobre a conservação e o uso da água. Desde 1993, que a ONU tem adoptado um tema específico para cada ano. Este ano o tema é: “Água e Cultura”, sendo as actividades coordenadas pela UNESCO.

Desnecessário se torna referir que as nossas actividades do dia-a-dia se desenvolvem em torno da água. Dela depende a nossa saúde. O nosso corpo é composto na sua maior parte por água e dois terços da superfície do planeta estão cobertos por água. Nunca conseguiríamos viver sem ela, no entanto é um bem de consumo inestimável que quase não valorizamos.

Sabemos que a água é essencial para a vida e para o desenvolvimento socioeconómico dos países mas também sabemos que é um recurso natural limitado. Da sua conservação depende a nossa sobrevivência.

As condições meteorológicas com fraca precipitação têm contribuído para a diminuição progressiva das reservas e a degradação da sua qualidade o que poderá causar sérios problemas na saúde pública. Ao mesmo tempo que a população mundial triplica o consumo de água potável multiplica-se por seis. Deste modo, a explosão demográfica e o aumento da industrialização têm contribuído para potenciar ainda mais este grave problema.

Urge poupar e reutilizar a água sempre que possível. Todos podemos contribuir implementando algumas medidas simples mas que, muitas vezes, implicam mudar os nossos hábitos.

É preciso tomar consciência sobre a necessidade de trabalharmos em sintonia para poupar e proporcionar que a água potável para o consumo chegue a todas as pessoas do planeta.