domingo, março 19, 2006

Contrastes

Em França os jovens mobilizam-se para resolver os seus problemas de qualidade de vida, sobretudo, o problema da manutenção de emprego. O «Contrato Primeiro Emprego» continua assim a provocar uma onda de contestação por causa das suas consequências no futuro laboral dos jovens que se manifestam contra arbitrariedade e rescisão unilateral do emprego até aos 26 anos, por parte do empregador, sem que haja necessidade de haver motivo para que este justifique o despedimento.

Em Espanha os jovens mobilizam-se para se embebedarem em grupo, nos jardins, praças e ruas das cidades, naquilo a que chamam de «botellón», dando a ideia que no seu país os jovens não têm qualquer problema de emprego, habitação, independência económica, ou será que bebem simplesmente para esquecer?

Nota: Botellón é um "ritual" urbano que consiste em levar bebidas para a rua , sobretudo à noite, e aí beberem e festejarem. É uma prática que foi proibida em Espanha de forma generalizada há cerca de 3 anos. No passado dia 17 deste mês de Março, organizou-se a nível nacional um grande botellón, promovido através da Internet e telemóvel, mobilizando as pessoas para repor esta prática.

O Orgulho de ser facista

Em Itália, Alessandra Mussolini, neta do antigo ditador italiano Benito Mussolini e líder de um partido de extrema-direita, gabou-se de ser "fascista", durante um debate na televisão italiana, e acrescentou que isso é preferível a ser "bicha". Durante a emissão do referido debate com um dos seus adversários políticos, que a acusava de ser fascista, Alessandra Mussolini - que faz parte da coligação formada pelo chefe do Governo, Silvio Berlusconi, para as eleições legislativas de Abril - respondeu: "E tenho orgulho nisso!". “

Ainda em Itália, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, abandonou os estúdios da RAI a meio de uma entrevista porque a jornalista, segundo ele, não o deixava falar do que queria. Berlusconi acusou a jornalista Lucia Annunziata de estar «a ser violenta» e pediu-lhe para que o deixasse falar dos seus cinco anos de governo e do seu programa eleitoral. A jornalista lembrou que ela é que era a jornalista sendo ela quem fazia as perguntas. Berlusconi levantou-se, dizendo: «Mostraste bem como se comporta uma pessoa de esquerda» e «que devia ter vergonha». Deixou o local gritando: «E ainda dizem que sou eu que controlo a RAI!»

FONTE: Diário Digital

Desabafo: Como eu gostava de me conseguir identificar com todos aqueles que como eu nos esforçamos a cada dia para melhor compreender o funcionamento deste mundo e as contradições do ser humano. Só assim poderemos alcançar um dia os verdadeiros desígnios da liberdade. Nem álcool, nem droga, nem distúrbios, nem prepotência, nem descriminação, nem chauvinismo, nem desafios inúteis, nem qualquer outra dependência. Só o conhecimento fará de nós realmente livres.