sexta-feira, março 17, 2006

« Caminando se hace el camino»…

Depois da Alta Autoridade da Concorrência ter tido a coragem de multar exemplarmente algumas multinacionais farmacêuticas por se constituírem em cartel e terem preços previamente acordados, o Governo, por ocasião do Dia da Defesa do Consumidor na sua caminhada no sentido da modernidade definiu que a partir de agora as seguradoras têm 30 dias para assumir e indemnizar os segurados; em caso de imobilização temporária de veículos sinistrados, mas não responsáveis pelo sinistro, os condutores têm direito automático a veículo de substituição.

Ainda as seguradoras, mas também os bancos, passarão obrigatoriamente a escrever em letras grandes aquilo que até aqui era sistematicamente escrito em letra quase invisível, entre as quais constavam: cobertura e abrangência de riscos, índice de responsabilidade, ”spreads” encargos financeiros e outros habituais truques com que esta gente nos brindava a cada dia …

Isto já era prática europeia há anos. Cá é que não, por claro servilismo perante o vil metal. Nada disto é muito pouco, bem pelo contrário. São sinais de modernização e sanidade social há muito tempo indispensáveis na defesa inequívoca do consumidor.

Simbolicamente são passos de gigante no sentido de apanharmos ainda o comboio a caminho da modernidade que bem atrasado chegou à nossa estação…

Fundamental é que a coragem de decidir esteja sempre presente no tempo certo, quando a decisão deve ser inevitavelmente tomada. «Caminando se hace el camino» chega já de país adiado, os portugueses agradecem!

«caminando se hace el camino»

"Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Todo pasa y todo queda,
pero lo nuestro es pasar,
pasar haciendo caminos,
caminos sobre la mar."