quarta-feira, março 08, 2006

Obrigado Presidente Sampaio

O Presidente Jorge Sampaio termina o seu segundo e último mandato em Belém, na próxima quinta-feira, dia 9 de Março, dia em que o Presidente eleito, Cavaco Silva, toma posse.

O Presidente cessante conduziu o País de forma exemplar e magistral. Por isso é de elementar justiça dizer que o percurso de Jorge Sampaio foi exemplar.

Foi um exemplo notável de seriedade, empenho, sensibilidade e equilíbrio no exercício dos seus mandatos. Exerceu-os com personalidade, com carácter e com isenção. Fê-lo da mesma forma, com a mesma paixão, com a mesma firmeza e com a mesma capacidade de diálogo junto dos primeiros-ministros com quem teve oportunidade de trabalhar. Fê-lo com relevante confiança para valorizar o que de bom há em Portugal e sempre com o necessário optimismo para fomentar a auto-estima dos portugueses, tendo sido ainda o elemento fundamental no processo da auto-determinação de Timor.

Foi um exemplo de perspicácia política e de isenção no desempenho do cargo de Chefe de Estado que, na última década, colocou ao serviço de Portugal.

Pessoa de grande dimensão intelectual e Cultural, o Presidente Sampaio era sensível, emocionava-se e emocionava-nos de cada vez que deixava transparecer o que lhe ia na alma. Gosto de pessoas assim, transparentes e genuínas. Digam o que disserem, ele foi tudo aquilo que deve ser um bom Presidente. Também eu me emociono, por isso aprecio as pessoas que não resistem à emoção e o fazem espontaneamente.

Jorge Sampaio sempre defendeu a aproximação dos eleitos aos eleitores. Defendeu a modernização do País, da Administração Pública e a Reforma da Justiça, sectores em que não conseguiu os resultados e o êxito que pretendia.

Na minha opinião, pena foi que:

- não tivesse sido mais rigoroso com Durão Barroso;

- tivesse empossado Santana Lopes;

- não tivesse demitido Souto Moura;

- tivesse condecorado meio mundo, à última hora, não acrescentando com isso nada ao seu currículo, banalizando as homenagens dos agraciados.

Obrigado Presidente Sampaio, até sempre!...