sábado, fevereiro 25, 2006

O concerto de Maria João e Mário Laginha

Com o Cine-Teatro Jardim “a rebentar pelas costuras”, teve esta noite inicio o 2º Festival Internacional de Jazz e Blues de Seia, marcado pela fabulosa actuação da dupla Maria João/Mário Laginha.

O público presente pôde deliciar-se com um belíssimo concerto durante o qual, Maria João mostrou todos os recursos: a sua voz, a sua sensualidade e a sua admirável presença em palco, tendo interpretado muitas peças do seu variado repertório com uma voz versátil, prodigiosa e de extrema expressividade, respondendo aos sons emitidos pelo piano do companheiro, Mário Laginha, pianista e compositor de mão cheia; um dos mais talentosos e inovadores executantes portugueses de piano que eu já, alguma vez, ouvi tocar ao vivo.

Pudemos assim ter o privilégio de assistir a um concerto intimista em que este duo revelou, uma vez mais, a sua invulgar cumplicidade e onde o talento de ambos se complementa de forma harmoniosa, quase sublime.

Maria João e Mário Laginha, são como se fossem feitos um para o outro. Cada canção, cada música revelam momentos únicos de criatividade, beleza, fantasia e emoção partilhada. O público que atenta em silêncio a constante inovação do som produzido pelo piano do Mário e elasticidade sonora da voz da Maria, confirma que estes são capazes de surpreender a cada momento, com a definição de um estilo muito próprio e uma extraordinária diversidade que encaixam perfeitamente um no outro.

As suas músicas encontram-se também na originalidade da interpretação revelando a influência sonora de várias latitudes e itinerâncias com preponderância para a música africana e, sobretudo, brasileira, (chorinho, samba e bossa nova) por onde passam os sons e os ritmos de sabor tropical adaptados e uma rara capacidade de integrar diferentes estilos a uma matriz de jazz, leve e de fácil audição ao numeroso público presente.

A organização deste Festival Internacional de Jazz e Blues de Seia está assim de parabéns por tão auspicioso início.