quarta-feira, janeiro 25, 2006

O Relançamento da Economia Portuguesa…

Foi uma semana das arábias!... Apesar de todo o cepticismo proveniente de uma oposição de mau perder, aí está, finalmente instalado um clima de confiança promotor da verdadeira retoma, cujo mérito vai inteirinho para o trabalho de Sócrates e do actual Governo!

Como todos já, certamente, se aperceberam temos tido, nos últimos dias, excelentes notícias relativamente ao relançamento da economia e do (bom) investimento estrangeiro, conducente à criação de novas unidades industriais no País ou até à reabilitação de outras.

Depois das notícias sobre o investimento numa nova refinaria e uma outra unidade de produção de bio-combustível em Sines, de dois mega-complexos turísticos de luxo, entre Sines e Tróia, nas várias unidades de produção de equipamento dedicado a energia eólica, da Iberdrola, na fábrica de pilhas de hidrogénio em Montemor-o-Velho, no fabrico no novo modelo VW na Auto Europa, na fábrica da IKEA em Ponte de Lima, em dois projectos da Microsoft, com envolvimento pessoal de Bill Gates, “um rapazito” da minha idade - o homem mais rico do mundo – surge, entre tantas outras, mais esta unidade de produção de vacinas em Condeixa.

Depois de um período negro de governação, para esquecer, são estas notícias que dão, verdadeiramente, confiança aos investidores e também, aos consumidores. Agora é só esperar que provoquem o desejado efeito de bola de neve, oxalá o petróleo ajude, mantendo-se a custos aceitáveis para o incremento dos nossos, tão necessários, índices de desenvolvimento.

Este Governo está a dar uma lição, até aos mais cépticos, de como se deve trabalhar com sucesso, sem alarido nem ruídos inconvenientes!... Não seria nisto que Manuel Pinho andava a apostar quando era solicitado para ir ao parlamento explicar-se, não podendo comparecer por motivos de agenda? Onde estão agora as vozes a perguntar o que é que ele andava a fazer?

Esperemos que no futuro próximo, o efeito Cavaco Silva, (a acreditar no seu discurso de vitória) possa potenciar ainda mais “a boa moeda” e aumentar o excelente clima de confiança que este Governo já pôs a rolar em velocidade de cruzeiro!...