terça-feira, março 21, 2006

DIA MUNDIAL DA FLORESTA NO HEMISFÉRIO NORTE

Hoje, dia 21 de Março, dia de equinócio, comemora-se nos países do Hemisfério Norte, o Dia da Árvore e da Floresta.

Mais uma vez, são os Estados Unidos da América que exportam ao restante planeta, já no longínquo ano de 1872, esta saudável tradição! De facto a América é um país, de contrastes parecendo realmente um verdadeiro paradoxo. É um país notável, capaz de ser o exemplo do pior, como também o paradigma do melhor.

A primeira vez que se comemorou este dia, foi no estado de Nebraska, tendo um lenhador americano chamado John Stirling Morton, convencido os amigos e os vizinhos, primeiro, a seguir os americanos e, finalmente, quase toda a população do planeta a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores. Nessa altura para resolver o problema da escassez de lenha que era o combustível doméstico à época. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

É já recentemente, em 1971, na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores que a FAO, acolheu a ideia tendo estabelecido um Dia Mundial da Floresta com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra, tendo em 21 de Março de 1972, (início da Primavera) sido comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA no Hemisfério Norte em vários países, entre os quais Portugal.

É curioso constatar que este lenhador já sabia naquela altura que ele e toda a população dependiam das árvores para a sobrevivência e que a devastação desordenada provocaria, fatalmente, grandes prejuízos para o mundo. Não apenas a economia local ficava ameaçada, mas toda a vida, de seres humanos, plantas e animais.

O grande problema da actualidade é que nem sempre, “o homem urbano”, se dá conta de que pode ser o responsável por exterminar definitivamente a fonte do seu sustento de vida, mas, sobretudo, o grande motor da Vida neste Planeta cada vez mais cansado de viver...