segunda-feira, março 27, 2006

Preocupante…

Portugal com maior taxa de morte de menores por violência

Soube-se a semana passada que Portugal tem a mais alta taxa anual de mortes de crianças, menores de 15 anos, por maus tratos, entre os 27 países mais ricos do Mundo. O resultado desta estatística é revelado através de um estudo da Unicef divulgado, no Porto, durante uma conferência subordinada ao tema «Menores, Vítimas de Violência».

Segundo a Socióloga Isabel Dias, a violência sobre crianças, no âmbito familiar, é um fenómeno transversal e comum a todas as classes sociais. O problema «é que nas famílias bem integradas socialmente o acesso é mais difícil».

Referiu também que actualmente «a sociedade está mais alerta e mais intolerante para com a violência» e que «há informação suficiente para orientar formas de intervenção». O que falta, concluiu, são meios efectivos. Corroborando o diagnóstico feito já por quem trabalha neste sector em Portugal reforçou: faltam meios técnicos, formação e uma base de dados.

É tempo de actuar e de acabar de uma vez por todas com este pesadelo que a todos atormenta: Famílias, Escola, Sociedade…

Os Pais têm de aprender a ser pais, a Escola deve ter a capacidade de saber lidar com todos os alunos de forma diferenciada e eficaz, a Sociedade deverá ser democrática, tolerante, mas também exigente e dotada de capacidade para resolver os problemas dos menores quando todos os outros falharam.