segunda-feira, maio 01, 2006



Para registo e memória futura – A verdade…


Com a revolução de 25 de Abril de 1974, os portugueses iniciaram o caminho da Liberdade e da Democracia e abandonaram a ideia do império com a libertação das colónias portuguesas em África.

Quem viveu esse dia jamais o esquecerá e aquilo que era para ser mais um dia normal transformou-se num marco histórico, com um impacto tremendo na vida de muitas pessoas

No dia 25 de Abril de 1974, o movimento dos capitães derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos.

A Revolução dos Cravos pôs fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes. Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.

Democratizar, Descolonizar e Desenvolver, foi o lema que então fez regressar Portugal ao fórum das nações livres e amantes da paz.

Ao cumprir todas as suas promessas, os capitães de Abril transformaram o seu acto libertador numa acção única na História da Humanidade.

Esta revolução devolveu a liberdade ao povo português denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução.

Independentemente dos homens – que desvirtuam a cada momento o seu espírito – Abril continuará nos nossos corações a ser o sinal de esperança, de todos aqueles que acreditam na Liberdade e na Democracia.

Esta sim é a verdade…