sábado, maio 27, 2006

PORTUGAL DOS PEQUENITOS


A bomba do debate mensal


Até hoje não tinha havido coragem para pôr cobro a tal anacronismo.

Discurso curto, com substância política e lido com propriedade por José Sócrates que anunciou a liberalização da propriedade das farmácias, em conjunto com outras medidas que visam facilitar o acesso dos cidadãos às farmácias. A liberalização, ainda que condicionada a certos requisitos, da propriedade das farmácias é um passo na direcção correcta.

O facto da abertura das farmácias ter de preencher determinados requisitos técnicos em nada justifica que se mantenha uma barreira administrativa à entrada no mercado.

Finalmente, a propriedade das farmácias vai deixar de ser um exclusivo dos licenciados em farmácia e o Executivo compromete-se a «aumentar a actual rede nacional de farmácias», criando «330 novas», reduzindo a distância entre estabelecimentos de «500 para apenas 350 metros», assim como a o número de habitantes por farmácia «dos actuais 4 mil para 3500». Além disso, passará igualmente a ser possível «instalar farmácias em qualquer local, independentemente da capitação, desde que não exista nenhuma farmácia num raio de dois quilómetros».

Conclusão: mais um vexame político, retroactivo, para o Governo dos liberais do PSD e do CDS.

2 Comments:

Blogger Docente said...

as farmacias eram propriedade exclusiva dos licenciados em ciencias farmaceuticas...mas com a nova lei tb os tecnicos superiores de farmacia ( licenciados em Farmacia ) v-ao poder abrir uma farmácia

maio 27, 2006 2:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro monge_galileu, fora os outros proprietários que nunca foram licenciados em farmácia.

Atente-se apenas no exemplo de Seia: das três farmácias existentes apenas uma é, realmente, propriedade de uma licenciada em farmácia. As outras obedecem a um velho estratagema conhecido de todos em que o director técnico é apenas proprietário fictício...

Sabia que mais de metade das farmácias deste país adoptam este estratagema?

É pena que alguns licenciados em ciências farmacêuticas se prestem a esse jogo!...

maio 28, 2006 2:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home