segunda-feira, maio 29, 2006

PORTUGAL DOS PEQUENITOS


“Fraco Rei faz fraca a forte gente”

O mesmo Marques Mendes que no ano passado foi desconvidado, para subir ao Chão da Lagoa, só por que criticou muito ao de leve umas declarações xenófobas de Jardim e, por isso, a sua presença no Chão de Lagoa foi considerada "inconveniente.

Certamente todos nos recordamos que os conselheiros laranja, da Região Autónoma da Madeira, aprovavam nessa altura uma moção de censura ao "comportamento de Marques Mendes” que, segundo eles, estava transformado "num adorno" do regime e era "um factor constante de sucessivas divisões no seio do PSD, o que é impróprio de um líder".

Pois bem, o líder laranja digeriu todas as ofensas do Alberto João e foi à Ilha abrir o XI congresso do PSD/Madeira, tendo repetido o que dissera já em Oliveira de Azeméis. A única alteração, relativamente ao congresso nacional foram os rasgados elogios a Alberto João Jardim, levados até à exaustão.

A memória é curta quando nos convém…

Uma vergonhosa subserviência do líder do PSD nacional ao rei da Ilha que lhe retira a pouca credibilidade que já possui.

E sabem qual foi o resultado do congresso do PSD/M?

Reeleito directamente pelas bases a 23 de Abril, com 92% dos votos, a moção de Jardim, «Consolidar e Desenvolver» (publicada na integra no Jornal da Madeira), retrata a cristalização do partido que, há 30 anos, dirige os destinos da região refém de um só homem. Notável este resultado da votação que até me faz lembrar outros unanimismos e outras unanimidades…

Claro que o líder absolutista aproveitou a moção para falar do «mau» relacionamento com o Governo da República e defender um modelo próprio de desenvolvimento para a região, «obviamente diferente das outras parcelas componentes do território nacional».

Um verdadeiro circo este PSD. Se nem o Sr. Silva conseguiu pôr o homem na linha, duvido muito que o pequeno líder o consiga. Daí a conveniente estratégia da memória curta…

Como diria Camões: “Fraco Rei faz fraca a forte gente”.