terça-feira, junho 20, 2006


GRADUALMENTE VAI NASCENDO UMA NOVA NAÇÃO NA PENÍNSULA IBÉRICA

Finalmente um Estatuto de Autonomia para a Catalunha

O "Sim" venceu com cerca de 74% dos votos e abstenção ultrapassa 50%. Os eleitores catalães aprovaram assim o novo Estatuto da Catalunha.

73,91% votaram "sim", enquanto o "não" recolheu 20,81% dos votos, tendo a abstenção ultrapassado os 50%. Esta baixa participação dos eleitores (49,42% ) que em vez de lutar pela autonomia teriam preferido ir à praia, poderá proporcionar várias leituras relativamente ao Estatuto da Autonomia.

A favor do "sim": socialistas, democratas-cristãos (CIU), comunistas e verdes.

A favor do "não"o PP. Mais uma grande derrota para os conservadores do maior partido da oposição que apelaram ao "não" por considerarem que o Estatuto é uma ameaça à unidade da Espanha.

Esta questão das autonomias não é recente e está prevista na Constituição Espanhola de 1978. A Lei fundamental dos nossos vizinhos reconhecia, já naquela altura, a Catalunha, o País Basco e a Galiza como "nacionalidades históricas", considerando ainda 17 regiões espanholas com capacidade de usufruir de um estatuto de autonomia.

O estatuto agora aprovado é, seguramente, o grande passo para elevar a Catalunha a nação, reforçando desde já os poderes do Governo Regional em matéria política, fiscal e administrativa da futura "Nação Catalã".