domingo, junho 11, 2006

PORTUGAL DOS PEQUENITOS



Parabéns Sr. Presidente pelo excelente
discurso do 10 de Junho


Dado que estava em viagem tive hoje a rara oportunidade de ouvir, na íntegra, através da telefonia, pela primeira vez, um discurso do 10 de Junho. Desta vez feito pelo Sr. Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva.

Não foi um discurso de circunstância, mas antes um discurso inteligente e actual, virado para o estado das coisas, das coisas deste Estado… E gostei de tudo o que ouvi!

O Sr. Presidente ao discursar na sessão solene do Dia de Portugal, realizada no Porto, veio através do seu eloquente discurso pedir hoje aos portugueses para não se resignarem face às dificuldades que o país atravessa.

O Presidente Cavaco Silva lançou desafios aos portugueses, pedindo para serem mais optimistas, mais ambiciosos e lutarem por um país menos desigual. O seu discurso foi inteligentemente beber inspiração ao grande estadista americano, John Kennedy que nos anos sessenta teria dito: “não perguntem o que a América pode fazer por vós, mas sim o que podem vocês fazer pela América.”

Se não há propriamente novidade no teor do discurso, sublinha-se aqui a desejável sintonia com a governação, numa espécie de ratificação implícita que avaliza a linha de orientação política do actual governo Sócrates também ele tantas vezes inspirado no estadista norte-americano.

Alertou também para as exigências determinadas pela globalização, mas referiu que «as condicionantes» que o país enfrenta, e que «colocam novas exigências», não impedirão a realização das justas ambições dos portugueses.

Abordou ainda as questões da educação, da saúde e dos acidentes nas estradas portuguesas, afirmando que os números dos acidentes são o «retrato» do país que Portugal não pode ser… Frisou ainda que a atitude dos portugueses nas estradas é um exemplo do país que não devemos ser.

Parabéns Sr. Presidente pelo excelente discurso, lúcido e atento perante o que se passa no país real e que urge dar rápida solução com o contributo de todos os portugueses.

Ao contrário, e por culpa própria, o PSD tem cada vez menos margem de manobra. Não tem ideias, não inova, nem soluciona os problemas de Portugal, porque não tem um projecto à altura, ficando, (mal) na fotografia como uma alternativa cada vez menos credível perante o eleitorado. Para o confirmar, (já para não falar da deselegância daquele militante alarve que o tratou por Sr. Silva) bastará recordar a última iniciativa Parlamentar da bancada do PSD sobre a institucionalização do Dia do Cão. Francamente!...

Finalmente, e pelo que está à vista, começo a acreditar que o nosso Presidente da República andou todos estes anos a militar no partido errado, o que teria sido um nítido e prolongado erro de “casting”.