quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Água


Durante a Conferência das Nações Unidas, (Eco 92) realizada em 1992, no Rio de Janeiro, sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o dia 22 de Março foi instituído o “Dia Mundial da Água” com o objectivo de estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, mobilizando a sociedade civil e o poder público para a elaboração de medidas práticas de preservação deste património natural.

A escassez de água já é uma realidade em muitos lugares do planeta. Actualmente, cerca de 1 bilião de pessoas não tem acesso a água potável. Nos países em desenvolvimento, a falta de água potável está relacionada a cerca de 80% das mortes e enfermidades.

O futuro que, neste modelo de desenvolvimento, perspectiva uma cada vez mais acelerada escassez de água, coloca em discussão o controle público/privado deste bem essencial à vida.

A preservação da água exige novas apostas na inovação tecnológica, e um novo modelo de desenvolvimento, para optimizar as questões relacionadas com a sua gestão e uso racional, quer na expansão industrial e agrícola como no crescimento populacional, evitando a degradação dos mananciais e fontes e alteração do ciclo hidrológico provocado principalmente pelo feroz desenvolvimento urbano a que está ligada uma feroz desflorestação à qual, todos nós assistimos impotentes.