terça-feira, março 13, 2007

Demasiadamente preocupante…

O Aquecimento Global do Planeta



Até parece que ninguém liga a este tema. As alterações climatéricas estão aí à vista de todos, todos os anos cada vez mais frequentes, e ninguém está preocupado... Os políticos entretêm-se a discutir décimas de redução percentual na emissão de gases poluentes, no que mais parece uma brincadeira de garotos a jogar "Quem melhor consegue iludir o Protocolo de Quioto". Mas é por isso que são políticos; é por isso que não ficam lá eternamente; é por isso que nunca serão responsáveis por nada; é por isso que o problema continua aos tropeções. Até que um dia chegue o último político, e tenha o ingrato papel de fechar a luz. A humanidade não agradece.

Porque continuamos a assistir à impunidade dos países mais poluentes a nível atmosférico e não só, relativamente à não ratificação do protocolo de Quioto? Porque continuam a ser a ONU uma instituição internacional fantoche, na qual, sete países do mundo se lhe podem sobrepor com direito de veto relativamente às decisões por esta tomadas?

Se o direito internacional existe e tem uma finalidade, se o valor e universalidade dos direitos humanos continuam a estar, relativismo cultural à parte, muito para além dos interesses económicos de alguns países, porque razão continuamos a deixar as coisas como estão, e deixar que destruam a nossa morada comum, em nome da ganância económica e da indiferença para com a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada?