quarta-feira, janeiro 24, 2007

Para o Bispo de Viseu, uma mulher que aborta fá-lo por ser uma vítima da sociedade

UMA LUFADA DE AR FRESCO

Como tudo seria diferente se a Igreja tivesse mais líderes assim

D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, revelou que votaria ‘Sim’ no referendo do próximo dia 11 de Fevereiro se a pergunta em consulta dissesse respeito à despenalização da mulher.

D. Ilídio Leandro, que proferiu esta afirmação durante um debate sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, realizado terça-feira na Escola Superior de Educação de Viseu, onde se apresentou como defensor do “Não”, defendeu que a sua opinião não constitui uma contradição.

O bispo de Viseu justificou que votaria a favor da despenalização da mulher por acreditar que as mulheres que decidem abortar são "vítimas da sociedade" e não interrompem voluntariamente a gravidez "por vontade própria ou leviandade”.

Durante a sua intervenção, D. Ilídio Leandro acusou ainda a Igreja de nem sempre ter tido uma “posição coerente” relativamente à questão do aborto, acrescentando que, a 12 de Fevereiro, independentemente do resultado da consulta popular, a diocese de Viseu vai anunciar algo que procura apresentar como coerente para ajudar nos casos “atentatórios da dignidade humana, seja de crianças, seja de adultos”.

in Correio da Manhã