quinta-feira, dezembro 21, 2006

Os interesses inconfessáveis e os habituais interesseiros

O Presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, aceitou o pedido de demissão do Director Municipal de Gestão Urbanística, Eduardo Pires Marques, na sequência das notícias que deram conta da sua ligação ao autor do polémico projecto da Lismarvila para os terrenos da Fábrica dos Sabões.

Pires Marques pediu a demissão do cargo que ocupava na Câmara de Lisboa e para o qual foi nomeado por Carmona Rodrigues, depois de terem sido conhecidas as suas ligações ao arquitecto Vítor Alberto, autor do projecto da Obriverca para os terrenos da antiga Fábrica dos Sabões.

Pires Marques é sócio do atelier de arquitectura Tacto, partilhando a mesma morada profissional. O caso ganha mais relevância, devido à polémica em torno da aprovação do loteamento, por este colidir com o traçado do TGV e com a terceira travessia do Tejo, estando em causa valores avultados em caso de expropriação dos terrenos e foi Pires Marques, na qualidade de Director Municipal, que assinou o despacho que levou a proposta de aprovação do loteamento à reunião de Câmara.

Como nos lembramos, o loteamento foi aprovado, no dia 22 de Novembro, tendo a Câmara voltado atrás e revogado a aprovação, na sequência de uma notícia do SOL, (viva a imprensa livre) que divulgou a existência de um parecer negativo vinculativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que indicava a incompatibilidade entre a aprovação do loteamento e a área canal reservada à terceira travessia do Tejo.