segunda-feira, julho 20, 2009




“That’s one small step for man, one giant leap for mankind”
"Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade"

Há precisamente 40 anos Neil Armstrong tornava-se o primeiro ser humano a pisar o solo de um outro mundo. Perante os olhares da Terra inteira, o primeiro passeio lunar fez de 20 de Julho de 1969 um marco na história do século XX. Esta significativa e memorável frase dita por Neil Armstrong após deixar o módulo lunar, Apolo 11, ao pisar pela primeira vez a Lua, poderia, a cada dia, ser repetida por cada um de nós. A chegada do Homem à Lua é o acontecimento que mais marcou a Humanidade; é sem dúvida uma bandeira do progresso humano. Nessa data histórica, pelo menos 700 milhões de pessoas em todo o mundo – desde professores a alunos, passando por catedráticos e curiosos, e acabando em donas de casa – viram em directo na TV (em casa, em cafés, e até em frente de montras de lojas com televisores!), Armstrong colocar pela primeira vez um pé humano na Lua. O Diário de Notícias, no dia seguinte, afirmava orgulhosamente: “O século XXI começou hoje”.
Foi sem sombra de dúvidas uma vitória de toda a Humanidade. Nesse dia os Estados Unidos ganharam à então União Soviética a "guerra" da ida à lua...
Que pena não haver mais guerras destas. "Guerras" que façam com que a Humanidade "pule e avance" como diria o saudoso Rómulo de Carvalho.