sábado, dezembro 30, 2006

O homem foi rapidamente enforcado!... Será que o mundo ficou melhor?

Como determinava a sentença proferida no passado 5 de Novembro, Saddam Hussein foi executado por enforcamento esta madrugada, cerca das 06h00 locais (03h00, em Lisboa). Como entender esta execução proveniente de um tribunal Xiita onde prevaleceu a vontade tribal de (justiça) e a imposição bélico-política de Mr. Bush?

O déspota será recordado como um ditador e assassino pelos Xiitas, seus adversários, mas também mártir para os Sunitas, seus seguidores...

A barbárie ataca de novo!... Na pena de morte há o risco de que ela alimente o espírito de vingança e provoque mais violência ainda... A quem serve a pena capital? A quem serviu afinal este enforcamento? Será que a paz ficou mais perto? Quantas sentenças de morte irá ainda assinar diária e impunemente o Mr. Bush?

Quantos militares americanos ainda terão que morrer, quantos civis iranianos terão ainda que perecer, para saciar a sede de petróleo do Sr. Bush e dos seus (já poucos) apoiantes?

A morte do culpado não é a forma de restabelecer a justiça nem de reconciliar a sociedade.

É certo que Saddam era um déspota, um canalha tal como Pinochet o foi… como ainda o são muito outros ditadores que ainda por aí pairam, musculadamente impostos, neste planeta muito mal frequentado...