quinta-feira, dezembro 28, 2006

O mercado único não pode ser obstáculo

ao progresso social dos cidadãos da U.E.

Só a especulação justificará este aumento dos juros

Desde Dezembro de 2005 que o Banco Central Europeu, (BCE) já aumentou o preço do dinheiro por seis vezes… A taxa de juro de mercado Euribor a 12 meses ultrapassou já os 4 por cento, ou seja, o valor mais elevado desde Maio de 2002.

Desde meados de 2005 que o preço do dinheiro não pára de aumentar, antecipando, (especulando) subidas de taxas por parte do BCE e acomodando as expectativas de aceleração económica e de pressões inflacionistas na Zona Euro.

O Presidente do BCE, Sr. Jean-Claude Trichet, disse que o custo do dinheiro ainda está a um nível “baixo”. Razão pela qual os analistas prevêem mais uma subida, (talvez para quatro por cento) no primeiro trimestre do próximo ano o que, a verificar-se, poderá revelar-se uma verdadeira desgraça para a nossa já tão débil Economia dificultando a nossa recuperação económica e colocando em causa a redução do deficit, aumentando os encargos com a dívida pública e, desgraçadamente, arrasando o já depauperado orçamento das famílias.

Nesta era de Economia Global (sem regras) e pós-petróleo impõe-se o repensar de uma nova ordem social para a União Europeia…

A Economia Europeia não tem que estar sujeita à especulação capitalista mais selvagem, nem aos bons humores do Sr. (BCE) Trichet…