quarta-feira, junho 28, 2006

PORTUGAL DOS PEQUENITOS

Com estes dirigentes dificilmente se chegará, sequer, à Idade da Pedra Polida

Como de costume, acordei, uma vez mais, ao som das notícias matinais da TSF. Até aqui nada de estranho. No entanto, como muitas vezes me acontece, com as notícias com maior impacto, senti-me hoje, particularmente incrédulo ao teor de uma notícia estranha que registei ainda estremunhado, fazendo-me recuar à pré-história ou seja, imagine-se, à Idade da Pedra!...

A notícia referia que o insuspeito Presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas teria aconselhado, em plena Assembleia Municipal, os autarcas (pelo menos, das freguesias do seu concelho) a correr à pedrada os funcionários do Ministério do Ambiente, sempre que estes pretendessem exercer as funções de fiscalização a que se obrigam, mediante os incumpridores da Lei. E porquê? Porque só deste modo os autarcas poderiam livrar-se daqueles elementos indesejáveis e dar continuidade às iniciativas a que se propuseram, sem desagradáveis entraves ambientalistas que aqueles funcionários representam às políticas de “desenvolvimento” de tão zelosos e cumpridores autarcas.

Pois bem, esta notícia surrealista traz-me à memória os desenhos animados que se situavam na Idade da Pedra criados pela dupla Hanna-Barbera e vistos por milhões de telespectadores em todo o mundo.

O troglodita Fred Flinstone era o personagem principal da série, casado com a dona-de-casa Wilma que se metia constantemente nas mais variadas trapalhadas acompanhado do seu melhor amigo, Barney, casado com a também dona-de-casa Betty, vivendo felizes na cidade de Bedrock.

É deste modo que a notícia me transporta à idade da pedra e me coloca perante este quadro do Cavaquistão, que agora poderia também passar-se a designar por Viseurock, com o troglodita Ruas no papel principal de uma história passada no tempo em que as pessoas eram corridas à pedrada. Com guerreiros desta índole os cidadãos da polis de Viseurock, tendo ao comando o troglodita Ruas da Pedra Lascada, dificilmente atingirão, sequer, a Idade da Pedra Polida.

Por este andar não há Plano Tecnológico que resista!...