quarta-feira, abril 25, 2007

A Assembleia Municipal de Seia

Aprovação da Conta de Gerência


O porquê do meu voto favorável

A aprovação da Conta de Gerência é indissociável da aprovação do Orçamento e Grandes Opções do Plano, propostos pelo executivo, aprovado nesta assembleia, para o ano que o teve por base.

Ao contrário daquilo que a oposição diz o município não se endividou enriqueceu, seguramente, o concelho em termos patrimoniais e na qualidade de vida do s munícipes.

Entre o estagnar das contas para não apresentar dívida, como a oposição pretende, e fazer obra aproveitando todos os meios disponíveis, a opção do executivo por esta via parece-me ser a mais correcta. Gerir é dar prioridades! Para isso, não basta o presente dar-nos já razão. O mais importante é que o futuro confirmará que foram justas, e estrategicamente importantes, as opções tomadas nestes últimos anos.

Por tudo isto votarei favoravelmente as contas. Mas seria injusto não evocar nesta declaração a forma correcta e esclarecedora em como as mesmas foram apresentadas. Também aqui a evolução e a capacidade técnica dos nossos serviços é de realçar e de elogiar.

As contas da Câmara são apresentadas com rigor e transparência técnica com um manancial de informações que em muito ultrapassa o exigido na lei. Se estamos bem no que concerne ao conteúdo das contas, a forma como elas hoje aqui foram presentes é também factor de regozijo para todos.

Citado um pensamento de Ward: "O pessimista queixa-se do vento. O optimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas!"



Apostilha

Recado para a oposição:

uma vez mais, a qualidade das intervenções, de alguma oposição, são reveladoras da falta de dimensão política (não só nacional como local). Neste contexto não é possível revermo-nos no vosso Portugal Bissaya Barreto.

O vosso maior defeito é pensarem que só têm qualidades. A nossa maior qualidade é sabermos reconhecer os nossos maiores defeitos…


Assembleia Municipal de Seia, aos 23 de Abril de 2007

O Deputado independente da bancada do PS

___________________________

(João José Cabral Viveiro)