segunda-feira, outubro 26, 2009

O Governo "perfilado"

Ministro da Presidência: Pedro da Silva Pereira (perfil)
Ministro dos Assuntos Parlamentares (muda de pasta): Jorge Lacão (perfil)
Ministro dos Negócios Estrangeiros: Luís Amado (perfil)
Ministro do Estado e das Finanças: Teixeira dos Santos (perfil)
Ministro da Defesa Nacional (muda de pasta): Augusto Santos Silva (perfil)
Ministro da Administração Interna: Rui Pereira (perfil)
Ministro da Justiça (novo): Alberto Martins (perfil)
Ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento (muda de pasta): José Vieira da Silva (perfil)
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas (novo): António Manuel Serrano (perfil)
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (novo): António Augusto Mendonça (perfil)
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Mariano Gago (perfil)
Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território (novo): Dulce Fidalgo Pássaro (perfil)
Ministro do Trabalho e Solidariedade Social (novo): Maria Helena Santos André (perfil)
Ministro da Educação (novo): Isabel Alçada (perfil)
Ministro da Saúde: Ana Jorge
(perfil)
Ministro da Cultura (novo): Maria Ferreira Canavilhas (perfil)

sexta-feira, outubro 23, 2009


XVIII Governo Constitucional

Está já constituída a nova equipa governativa


Com algumas surpresas, já é conhecida a nova equipa de José Sócrates no Governo.
Ao todo, são 16 os ministros que integram o novo Executivo. Entre eles, há 7 ministros novos e 9 ministros que integravam já o anterior executivo, sendo que 2 deles mudam de pasta.
Jorge Lacão, é o novo Ministro dos Assuntos Parlamentares, que era, anteriormente, ocupada por Augusto Santos Silva, que passa, agora, para o Ministério da Defesa e Alberto Martins, que na anterior legislatura era líder da bancada parlamentar fica com a pasta da Justiça. Na Educação Maria de Lurdes Rodrigues saiu dando lugar a Isabel Alçada.
Contrariamente ao que eu pensava, Paulo Campos, não subiu a ministro das obras públicas o que não é uma grande notícia para a nossa região!...
São agora cinco as mulheres a integrar o novo Governo, mais três do que no anterior executivo.
A tomada de posse do novo Governo irá ter lugar, no Palácio da Ajuda,
na próxima segunda-feira.

Votos de boa governação. Que a sabedoria e o bom senso prevaleçam no acto governativo...


domingo, outubro 18, 2009

(Clique na imagem)



(clique na imagem)


A Lusofonia nos Olímpicos de 2016


O COI (Comité Olímpico Internacional) elegeu o Rio de Janeiro como a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O anúncio foi feito em Copenhaga, depois de uma disputa do Rio de Janeiro com a nossa vizinha cidade de Madrid, tendo a última votação atribuído definitivamente a organização dos jogos olímpicos de 2016 à cidade maravilhosa.



A tal política de verdade
Deus Pinheiro e o pinheiro de Deus

Afinal o Deus Pinheiro não chegou nem ao Natal... A ele há-de sobreviver o pinheiro de Deus...
O cabeça de lista do PSD pelo distrito de Braga, João de Deus Pinheiro, revelou-se em mais uma mentira da política da verdade da idosa Ferreira Leite.
Então não é que logo na sessão de posse, o recém eleito deputado do PSD, foi à Assembleia da República dizer aos idiotas que o elegeram que preferia descansar e jogar golfe?
Foi um erro de casting? Não! Talvez o homem tivesse sido apenas um candidato, neste caso, dissimulado, a assumir o papel de Ministro ou tão somente um putativo candidato à presidência da Assembleia da República, o que, perante os resultados eleitorais jamais poderá pensar sequer nisso; daí esta ânsia de ir jogar golfe, aproveitando os buracos provocados por esta política de verdade que orientou a vetusta senhora como também o seu decrépito séquito de seguidores numa campanha eleitoral para esquecer.

Apostilha: não esquecendo o conhecido guru, JPP, o super filósofo da Marmeleira e brilhante ideólogo dos lares de 3ª idade...


A tal política de verdade

(Para saber tudo sobre o festival clique na imagem)

A Pegada Ambiental e a Pegada Afectiva...

Teve início mais uma edição do Festival de Cinema Ambiental que já vai na sua 15ª Edição.
Manter um festival de cinema sob uma temática ambientalista, não comercial, não é uma tarefa fácil, sobretudo numa pequenina cidade do interior do país, durante 15 anos, é obra!...
O meu aplauso e o meu abraço de consideração e estima aos seus obreiros que, anual e persistentemente, organizam de forma exemplar este evento notável levando o nome da nossa terra aos mais diferente lugares do planeta ecológico e, sobretudo, fazendo-o de uma maneira exemplarmente afectuosa, consolidando sólidos laços de amizade nas mais diversas iniciativas que vão muito além do festival propriamente dito, com especial incidência, nas comunidades da lusofonia, onde a leve pegada ambiental anda sempre de mãos dadas com uma enorme pegada afectiva...
Como diria Fernando Pessoa: "minha pátria é minha língua"...

sexta-feira, outubro 16, 2009

O Ranking 2009 das Escolas

Por onde anda a tão esperada melhoria dos resultados escolares, após a aplicação da famigerada ADD? (avaliação do desempenho docente)

Com a devida vénia transcrevo um poste do blog "Educação S. A."

"Imbuído de um forte espírito científico, continuo a tentar confirmar um postulado que acabei agora mesmo de formular: A adesivagem é inversamente proporcional à qualidade do ensino.
Para testar este postulado e numa ténue aproximação ao popperiano princípio da refutação crítica, procuro saber se se confirma ou infirma a seguinte tese:
Os alunos das escolas cujos PCEs andaram ao lado e à frente do M.E. na defesa e aplicação do modelo de avaliação do desempenho, num exercício de pura adesivagem, deveriam ter obtido PIORES resultados.

A escola do adesivo-mor, confirma a tese...

Procuremos então observar os resultados dos exames na escola de um gestor qualificado e empenhado na adesivagem às políticas do ME.
Procuremos um gestor com créditos. De preferência premiado.
E quem mais qualificado e mais premiado que o "líder que aceita as dificuldades como desafios"? Quem mais qualificado que o gestor escolar que ganhou o Prémio Liderança do ME?
Folheia-se uma, duas, três... Olha, olha aqui está a Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Este ano ficou em 362º lugar do ranking com uma classificação média de 10,38 valores.
No ano passado, antes do líder ter aplicado o modelo de ADD - o tal que, entre outras ilusões, ia melhorar os resultados escolares - e, naturalmente, ter ganho o prémio do M.E. a mesma escola ficou num honroso 204º lugar com uma média de 11,09 valores. Muito melhor que em 2009!!!
Mais uma unidade de gestão, neste caso gerida por um gestor premiado, que viu os resultados escolares piorarem depois de tanto empenho em aplicar o modelo de ADD.
Começo a temer que não seja possível refutar a minha tese..."

Também do amigo Paulo Guinote e, claro está, com a devida vénia transcrevo:

"a Escola Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, unidade de gestão superiormente dirigida pelo ilustre Álvaro Santos, Presidente do Conselho das Escolas e adesivo-mor das políticas do ME, pelo fim da lista.
Como estava a dizer… passei a primeira página e nada. Na 2ª página nada… na terceira idem.. à 7ª página já desesperava e resolvi recomeçar …pelo fim.
Lá estava ela no … 339º lugar entre 604 escolas e unidades de gestão, com uma média de 10,48.
Um bocadito desonroso, pensei eu.
Para ver quais os efeitos da avaliação dos professores nos resultados escolares dos alunos, fui ver em que lugar ficou esta unidade no ano passado e no mesmo ranking.
Surpreeeeewsa: ficou em 297º lugar entre 608 escolas, com uma média de 10,69. Melhor que em 2009.
Numa Valteriana lógica, pode-se concluir que, na unidade de gestão do sr. Presidente do Conselho de Escolas, o processo de avaliação dos professores não permitiu melhorar os resultados escolares, antes pelo contrário piorou-os.
Não precisa de agradecer."


terça-feira, outubro 13, 2009


Escutas, confirmam-se!...

(afinal o Presidente tinha razão)

...

Está provada a existência de escutas em Belém, no mínimo, oito escutas. em simultâneo, como se pode comprovar pela imagem obtida através dos serviços secretos da Presidência...
Ao fundo podemos ver o meu amigo, João Camurça, (colega que já não via há mais de 10 anos e que nada apontava que estivesse implicado neste imbróglio das escutas de Belém) a pedir ao Presidente Aníbal para o ajudar a pegar na bandeira pátria com o intuito de celebrar mais este sucesso daquele movimento escutista!...
Só visto porque contado ninguém acreditaria!...


(clique na imagem para ver o mapa eleitoral autárquico do Expresso)

O PS arrasa nas autárquicas


Temos pena mas acabamos de assistir ao desmoronar do grande edifício autárquico do PSD.
Já nos resultados do PS temos que concordar que este partido soube aproveitar, com inteligência, as adversidades com que se foi deparando ao longo dos últimos quatro anos de desgaste governativo...
Afinal é o fim de um ciclo político que, depois do cartão vermelho mostrado pelos eleitores, nas europeias acaba da melhor forma para o partido socialista. Oxalá tenha engenho e arte para saber tirar partido deste enorme capital de confiança que o eleitorado lhe deu.
O meu abraço de solidariedade ao companheiro Filipe Camelo que, a nível local, como se esperava, fez as honras da casa tendo aguentado bem a saída de Eduardo Brito com um brilhante resultado que lhe deu a maioria absoluta. Mais não se lhe exigia.
Nesta longa jornada eleitoral o PS aproximou-se do número de câmaras municipais “ganhas” pelo PSD: o PS obtém a presidência de mais 21 câmaras, tendo agora 131; o PSD obtém 139, em resultado de ter perdido 18 presidências de câmara. Acresce que o PSD foi afastado de municípios tidos como “símbolos” do poder laranja, como Leiria, Barcelos, Trofa e Figueira da Foz.
A vitória do PS em Leiria foi não só uma grande vitória eleitoral e uma derrota pessoal de Manuela Ferreira Leite que escolheu a candidata contra a vontade das estruturas locais do PSD.
O Bloco de Esquerda manteve a sua única câmara, em Salvaterra de Magos, presidida por Ana Ribeiro. E não conseguiu eleger Luís Fazenda como vereador em Lisboa. Tendo obtido 3,02 por cento dos votos a nível nacional contra os 2,9 por cento dos votos, revelando-se um verdadeiro bluf, assim como o CDS que revelou ser um partido sem estrutura eleitoral autárquica, sendo que ninguém entendeu a asinina intervenção do seu líder Paulo Portas.
Já o PCP desceria de 32 câmaras, há quatro anos, para 28 agora, e de uma percentagem de 10,94 por cento dos votos para 9,77 por cento. Ao nível de câmaras, a derrota mais simbólica do PCP foi a perda de Beja, a que os comunistas presidiam desde as primeiras autárquicas da democracia, em 1976, perdendo ainda a maioria na Câmara de Aljustrel e em cidades como Marinha Grande e Sines.
A velha senhora desapareceria das televisões quando António Costa começou a falar. A líder do PSD ignorou a queda do partido relativamente a 2005 e clamou vitória. Depois a irresponsável líder, sem saber mais o que fazer, acrescentava para os fanáticos do partido ouvirem:"mesmo em Lisboa tivemos o mesmo número de mandatos que o PS e a presidência da Assembleia Municipal". Pouco depois sabia-se que António Costa conseguia a maioria absoluta com nove mandatos contra sete do PSD.
Temos pena mas, para o PSD, pior é impossível. A sua líder, numa intervenção patética, fez-nos lembrar aquele ministro da Informação de Saddam, no Iraque que quando tinha já os americanos dentro de Bagdad e dizia que os Iraque estava a ganhar a guerra.
Foi o completo descrédito e o delapidar dum significativo capital de confiança dos seus eleitores. Aquele partido merecia, definitivamente, bem melhores líderes...
Por último quero realçar, a nível local, o comportamento do meu amigo Luís Caetano que se revelou um verdadeiro lutador e que, apesar de ter perdido a guerra, venceu a batalha pela conquista de mais um vereador com muita dignidade e elevação democrática.
Ao amigo de longa data, António Abrantes, vai também o meu abraço pela elevação colocada na campanha e, sobretudo, pelo seu empenho no contexto de uma máquina partidária menor, e com menos expressão local, que o colocou perante uma luta desigual e da qual saiu com a mesma dignidade como se tivera sido eleito vereador...
Com um comportamento cívico exemplar, uma vez mais, os portugueses cumpriram, uma vez mais Abril ee m Liberdade e sempre que isso acontece a nossa Democracia sai mais fortalecida.


domingo, outubro 11, 2009



Cumprir Abril em Liberdade


Depois da sentida reflexão vem o cumprimento do dever cívico. Vamos lá votar no candidato ou no partido que no seu entender defende melhor os seus interesses e do colectivo, sem pressões e, em total liberdade de escolha democrática...
Não fora o cravo vermelho de Abril, símbolo da revolução suave, jamais seria possível exercer o direito de voto...
Por isso nunca compreendi aqueles políticos pedantes e imbecis que se recusam a usá-lo sequer nas comemorações de Abril. Sem ele, ou sem o que ele representa, jamais seriam políticos e, pior que isso, jamais poderiam votar em Liberdade...
Enfim...


Como estou nostálgico proponho-me a mim próprio recordar Coimbra para descontrair. Se o quiser fazer comigo clique aqui e aqui e, se for caso disso, mate as saudades de Coimbra também.



sábado, outubro 10, 2009




A Democracia e o reino dos bananas



Na asfixia democrática do Continente, tão propalada pela oposição laranja, Sócrates suportou democraticamente nos últimos anos de governação fortes insultos e insinuações sendo, o de "aldrabão", talvez o menor epíteto, ou pelo menos um dos mais suaves, e não foi por isso que mobilizou capangas (leia-se forças de segurança) para impedir os contestatários de entrarem nos mais diversos locais, ou de se manifestarem e muito menos de silenciar essas vozes!...
Como prova disso bastaria recordarmos as manifestações "espontâneas" organizadas pelo PCP e até do Bloco de Esquerda, decorrendo tudo em fair play democrático, porque os verdadeiros democratas sabem que essa exposição pública é um dos preços da democracia e, no limite, sempre poderia recorrer aos Tribunais. Agora comparando a vida democrática do continente com as amplas liberdades da ilha o cacique Bokassa chega ao ponto de escolher os agentes policiais e dirigir a sua acção policial, dizendo-lhes que é ele que manda, sem o que, estes, se sujeitam aos procedimentos que o rei dos bananas melhor entender.
Numa verdadeira democracia nada pode inviabilizar o respeito e o direito à manifestação daqueles que pensam de forma diferente, nada justificando, portanto, silenciar as vozes discordantes pela força física, mas antes pela capacidade argumentadora
Mas na Ilha tudo é diferente, até o poder judicial. Então não é que o delegado da Comissão Nacional de Eleições, Paulo Barreto, (que é juiz de direito) afirmava que o clima eleitoral na Madeira evidencia que “não há asfixia democrática, mas um excesso de liberdade que em nada dignifica a democracia ou a região”. Este Barrete referia-se aos incidentes nas inaugurações de Alberto João Jardim, como uma birra sem importância…
Tal como hitler, o rei dos bananas, sempre teve votações massivas, sendo incontestavelmente eleito através de chapeladas eleitorais.
Estou mesmo indignado (leia-se revoltado) com toda esta passividade dos órgãos de soberania e a hipocrisia dos partidos que deveriam alimentar a sociedade democrática em que vivemos e que, em vez de actuarem democraticamente, assobiam para o lado…
Afinal de contas, 35 anos depois de Abril, que raio de democracia é esta?




quinta-feira, outubro 08, 2009

Clique na imagem para ver algumas das amplas liberdades madeirenses


O nojo mais repugnante

Os vermes que atentam contra a nossa Liberdade

Naquele tempo de campanha eleitoral legislativa, andava a velha bruxa, da oposição, (oxalá por muitos anos), acompanhada pelos seus gnomos, e o seu gurú, a abanar o esqueleto e a gritar aos quatro ventos contra a asfixia democrática que se vivia em cá no Continente e a exaltar, abanando a vassoura, perante as amplas liberdades promovidas pelo Bokassa laranja, lá no Arquipélago da Madeira…
Uma Liberdade tal que o boçal grunho, imagine-se, chegava ao ponto de mandar nas forças de segurança!... Pois à ordem do cacique, a PSP, ataca ou defende, conforme os interesses do incontestável chefe tribal!
Esta atitude, não difere muito do velho aforismo salazarista: manda quem pode; obedece quem deve…
No fundo o chefe da tribo era o Deus naquela terra de pequenos bananas.
Já com os jornalistas, que publicam o que lhe desagrada, é mais meigo. Não lhes manda bater, basta chamá-los bastardos (para não lhes chamar filhos da puta, esclarecendo para que não haja dúvidas - que é o mesmo que chamar-lhes filhos da puta).
Depois de tudo o que passou lá na ilha, somado a tudo o que, agora, se está a passar, será que ainda não é desta que o tão solícito opinador, o esfíngico Aníbal, nada tem a dizer sobre tudo isto?

Apostilha: será que o homem do leme irá falar deste atentado contra a Democracia ,depois das eleições, como já nos habituou? De qualquer forma o seu silêncio seria um escândalo tendo em conta as suas intervenções anteriores relativas a factos que, em minha opinião, menos o justificavam.



quarta-feira, outubro 07, 2009

Uma pérola sobre Portugal na imprensa espanhola


Já que estamos numa de imprensa espanhola queria chamar a vossa atenção para um artigo fabuloso sobre Portugal, (são tão raros) publicado no jornal espanhol "la Vanguardia"

Creio ter sido o melhor artigo que jamais li na imprensa espanhola, sobre o meu país, atrevendo-me a dizer que foi dos melhores artigos, sobre o meu país, que alguma vez tive oportunidade de ler!...

Ah! leiam também os comentários...


Professores espanhóis reconhecidos como autoridade pública


Ao serem reconhecidos como autoridade pública, os professores - tal como os juízes, polícias, médicos e pilotos e comandantes de navios - contam com uma protecção especial. A agressão a um professor está tipificada pelo Código Penal como atentado contra a autoridade.
Além de serem autoridade pública, têm presunção da verdade, o que significa que a sua palavra tem mais valor do que a de outro cidadão.
Leia a notícia no “el País”


terça-feira, outubro 06, 2009

5 de Outubro, Dia Mundial do Professor


Por ocasião do dia 5 de Outubro, Dia Mundial do Professor, instituído pela UNESCO, o Presidente do Governo espanhol escreveu uma carta aberta a todos os docentes do seu país…

Leia a notícia no “el País”




segunda-feira, outubro 05, 2009


O Centenário da Implantação da República


As revoluções acontecem sempre que as circunstâncias históricas o determinam.

No início do século passado um imobilismo total pesava sobre Portugal.

A Nação portuguesa dividia-se em duas grandes classes: a dos que sabiam ler e ocupavam cargos públicos ou exerciam profissões liberais, e que constituíam uma esmagadora minoria; e a grande massa de analfabetos que trabalhava nos campos e em ofícios vários.

Em 1891 a situação era tal que, no Parlamento, o deputado José Bento Ferreira de Almeida propôs a venda de Moçambique como forma de tapar os buracos do Tesouro.

Portugal era um país em crise. Dizia-se que a nação era monárquica porque, todos os dias, fosse nas igrejas ou nas casas portuguesas, se rezava pelo rei. Mas a realidade é que a monarquia já deixara de ser modelo do regime indiscutível para se transformar num alvo de contestação.

As diferenças sociais eram brutais e injustas. O País era analfabeto. Os cofres do Estado estavam vazios.

O Movimento Revolucionário Republicano, Cândido dos Reis, Miguel Bombarda, entre outros, teve uma gestação conturbada e um parto difícil mas triunfou. Por isso, faz hoje, dia 5 de Outubro, 99 anos que, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, José Relvas proclamava a implantação da República e anunciava os nomes que constituíam o governo provisório


Presidente – Teófilo Braga

Interior – António José de Almeida

Justiça – Afonso Costa

Finanças – Basílio Teles

Guerra – Coronel Correia Barreto

Marinha – Comandante Azevedo Gomes

Obras Públicas – António Luis Gomes

Estrangeiros – Bernardino Machado


Como podemos constatar, um dos seus mais eméritos ministros, o da Justiça, era natural do concelho de Seia. Apesar da polémica em torno do seu anti clericalismo, foi um estadista de enorme dimensão e carácter, tendo sido Presidente da Sociedade das Nações, o equivalente às actuais Nações Unidas (ONU).

É a este homem, que foi o maior estadista senense de sempre, a quem Seia continua devedora de uma justa e merecida homenagem...

Assim sendo, que melhor oportunidade haverá que não esta, que ocorre por ocasião das comemorações do centenário da implantação da República?


Apostilha: no que concerne à dimensão, incontornável, desta personalidade senense aconselha-se uma leitura atenta da "Monografia do concelho de Seia", de autoria do antigo Reitor de Seia, e meu amigo, Dr. Quelhas Bigotte, também ele um notável senense.




sexta-feira, outubro 02, 2009


A derrota eleitoral e as "dores de corno" de VGM



Bem, esta intelectualidade do PSD está cada vez mais refinada. É um gosto!...

Não me lembro de ler uma crónica com tanto azedume e mau perder... Nem o último patético discurso de Cavaco Silva chega aos calcanhares desta crónica, (deste escarro) publicado no DN da autoria do colunista, Vasco Graça Moura.

É impressionante o mau perder deste pseudo-intelectual do PSD que viveu, grande parte da vida, "à pala" do emprego político e que, perante o resultado eleitoral, diz, entre outros mimos: "...Só o mais profundo analfabetismo político, de braço dado com a mais torpe cobardia, explica esta vitória do Partido Socialista..."
Deste Vasco Graça Moura registamos o ódio, o sectarismo exacerbado e torpe, mas, sobretudo, o mau perder e a raiva incontida que são reveladores de um mau político e de um intelectual sem grandeza nem dimensão e nem mesmo carácter.

A sua visão deturpada da democracia e da política torna-o, até, perigoso porque acredita, estúpida e fanaticamente, naquilo que diz, concluindo-se, através dele, que o povo português é uma besta porque não votou no bons costumes e na virtude, representada pela incontestável verdade do PSD.



quinta-feira, outubro 01, 2009


PR - o garante da nossa instabilidade


Quase todos nós já tínhamos suficientes provas de que o homem não tinha sentido de Estado e muito menos dimensão política para ocupar a cadeira do mais alto órgão do País. Eu, seguramente, já não tinha quaisquer dúvidas

Com esta disparatada intervenção, em torno da baixa política, Cavaco Silva deixou de ser o Presidente de todos os portugueses para se tornar no líder da oposição ao partido do governo.

A comunicação do PR foi uma espécie de fuga em frente. Cavaco não só não desmentiu as notícias como permitiu que as falsas suspeitas lançadas pelo Público fossem transformadas em discurso político por Manuela Ferreira Leite que o usou na sua disparatada tentativa de convencer os portugueses da tal asfixia democrática que nos privava da Liberdade. Enfim...

Apesar deste “abrupto” fim do estado de graça do actual mandato presidencial e, em meu entender, o receio de haver algumas ligações perigosas, é nossa obrigação preservar a dignidade da instituição Presidência da República e, se for necessário, ajudar o homem a terminar o mandato com alguma dignidade e elevação.

Não bastava já termos o ver deglutir bolo-rei quanto mais termos que o ouvir a pronunciar onze minutos de disparates!

Por tudo isto, a última coisa que gostaríamos de fazer era, imagine-se, aguentar o frete de ter que lhe fazer escutas! Isso sim seria tenebroso…