segunda-feira, setembro 28, 2009


A verdade da política é o voto. O resto é conversa


Apesar do cartão amarelo mostrado pelo eleitorado, os meus Parabéns ao PS e a José Sócrates que venceram as eleições em condições particularmente difíceis.
Por mais que os outros partidos reclamem a vitória eleitoral para si próprios, o PS é o único partido que não vislumbra qualquer outro à sua frente.
O PS como partido vencedor é o único que está em condições de ser convidado pelo PR a formar governo, ponto final.
Depois dos cenários catastróficos profetizados, por alguns analistas políticos, os resultados decorrentes das eleições de ontem, foram claramente expressivos ou seja, os portugueses continuaram a dar confiança política a Sócrates só que, desta vez, com maioria relativa, o que o obriga a reflectir sobre algumas opções governativas e a reformulá-las para a próxima legislatura.
No entanto, atendendo a estes resultados, o Partido Socialista terá que decidir qual é a sua própria identidade.
O PS tem que decidir se é um partido de Esquerda ou Liberal. Há razões muito óbvias que levaram os eleitores de Esquerda que tradicionalmente votam no partido a não votar neste PS porque não o sentem seu. Há razões como o autoritarismo, a promiscuidade com os grandes interesses económicos e financeiros, uma agenda social tímida, a erosão dos direitos dos trabalhadores e alguma afronta a classes profissionais. José Sócrates e o PS terão que decidir se querem governar com a Esquerda, negociando com o BE e CDU, ou se querem governar com a direita em coligação com o CDS.
O que fica explícito é que o eleitorado deixou claro que, pelo menos neste momento, os portugueses estão fartos de maiorias absolutas, de teimosias e autoritarismos absolutos.
No entanto, reflectindo nos maus resultados eleitorais da oposição, o que fica provado é que o PSD não se revelou alternativa de governo, nem teve uma líder à altura dos desafios que o país necessita. Este PSD não propôs um programa alternativo à governação, nem apresentou um projecto credível. Baseou toda a campanha na tal política de verdade, chafurdando e atirando tanta lama ao PS que, desgraçadamente, ficou chafurdado nela. E, como os portugueses não são burros justiçaram-na com resultados equiparados ao pior que o partido obteve no tempo da liderança de Santana Lopes. Foi um partido que não ganhando nada perdeu quase tudo… Um PSD forte como oposição credível faz falta ao país. Para isso necessita, inevitavelmente, de sangue novo e de uma nova geração de líderes não comprometidos por um certo passado. Para um partido como o PSD, qualquer resultado abaixo da fasquia dos 30% é uma derrota pesada, por isso, por mais que tentem não há maneira de dourar a pílula.
Neste sentido, nesta noite eleitoral, os facas longas, só ainda não avançaram por causa da das autárquicas. O assunto ficará pendente, pelo que vamos aguardar por eles logo no dia seguinte ao próximo acto eleitoral, porque por aquelas bandas urge uma nova geração de líderes não sujeita ao bafio cavaquista.
Por outro lado, a demagogia, o populismo, mas, sobretudo, o descontentamento das hostes laranja, com também de algumas classes profissionais bafejaram o CDS e o Paulinho das feiras com os melhores resultados desde há 26 anos. Para mim, uma verdadeira surpresa, pois sempre pensei que ficaria atrás do B.E.
Quanto ao Bloco e Esquerda, (BE) que também apostou na demagogia e no descontentamento das classes profissionais, tudo me levava a crer que atingiria os dois dígitos. Apesar de ficar bem pertinho não conseguiu. Uma certa desilusão, mas pior que isso, (e isso é o que vai doer mais) o BE não é, só por si, uma alternativa a uma futura coligação governamental...
Finalmente, a última coligação a meter deputados foi a CDU que invoca a sua habitual vitória da noite eleitoral. Mesmo com a última posição deste ranking a CDU avança com toda a confiança!... Com a confiança de quem?



quinta-feira, setembro 24, 2009

O mais recente "desempate técnico"
.
Com tanta política de verdade, ora aí está um novo "desempate técnico" proveniente da últimas sonsagens do Barómetro da Marktest para o Diário Económico e TSF, reflectindo já a providencial ajuda de um homem que tem sempre alguém à coca, o sr. Silva das escutas.
Quem se mostra inconsolável, com tudo isto, é o guru espiritual da idosa senhora o filósofo PP que, inconformado, se retirou novamente para a Marmeleira remetendo-se a nova autoreflexão espiritual...
Qual será afinal o segredo do rei das bananas?

O homem que foi apanhado com as calças na mão
.
Clique na imagem, para aferir as contradições e a deriva errante
da líder do partido laranja que pretende (des)governar-nos
.
(Imagem - muito bem conseguida - surripiada ao Jumento com a devida vénia)

domingo, setembro 20, 2009


Como já previa é, novamente, o regresso ao ridículo, ao completo gozo.
Não havia necessidade de voltarmos à condição de bacocos da Europa!

sábado, setembro 19, 2009



Uma questão de credibilidade e auto-estima


Se, desgraçadamente, Manuela Ferreira Leite ganhasse as eleições logo teria de dar, uma vez mais, o dito por não dito, ou seja, mais uma vez teria de voltar a concordar com o TGV, embora noutro cenário, depois de, inicialmente, ter aprovado quatro linhas, reduziria, agora, também para duas.

Nada de grave pois os políticos são férteis em desdizerem-se quando aterram das suas próprias campanhas eleitorais e acordam para a realidade do voo governamental. Nada de grave, mas, neste caso, o mais grave é “apenas” a falta de credibilidade e a péssima imagem com que nós, portugueses, ficamos aos olhos dos países civilizados, sobretudo, aqueles com temos acordos e compromissos. Não são só os Espanhóis, não é só a Europa da Rede Europeia de Alta Velocidade, mas “apenas” com o resto do mundo, reflectindo-se desde logo, contra a possibilidade de milhões de pessoas visitarem o nosso País mais facilmente e a baixo custo.

Nestas circunstâncias não me admira se, amanhã, um empresário português quiser fazer um acordo comercial a médio prazo, comecem a aparecer cláusulas penalizantes por incumprimento e uma "bocas" do tipo, espero que o acordo não seja do tipo TGV e sim para cumprir.
A polémica levantada, talvez inconscientemente, pela velha senhora poderia vir a ter consequências devastadoras da credibilidade nacional e poderia mesmo afectar seriamente a credibilidade do Senhor Europa, agora reeleito, Durão Barroso.
Eu como os portugueses de recta intenção, queremos fazer parte da Europa civilizada e não estar contra ela, queremos que os políticos sejam mais profissionais e que ajudem, à união entre os povos e não que compliquem as, desde já, boas vizinhanças. A vida já está suficientemente complicada, quanto mais andarem a arranjar problemas que depois têm de ser os outros a resolver…. Este tipo de políticos, sem credibilidade, em que já ninguém acredita, são o nosso pior cartão de visita, por isso estão dispensados.

Estes políticos têm que perceber que sem bons e honrados empresários e sem trabalhadores empenhados e motivados nada poderá funcionar em condições.
Olho
em volta do espectro político-partidário possível e, do que vejo, não sei se algum dos outros candidatos terá a estaleca e a credibilidade internacional que o actual “premier” possui, mas sinto agora, sem dúvidas, quem jamais poderá ser primeira-ministra.
Quero aproveitar a oportunidade para vos convidar a ler os programas dos partidos e a votar naquele programa que mais se aproxima das convicções de cada um o que, poderá, ainda, contribuir para a construção de um País melhor, mais desenvolvido, mais justo, mais humano e virado para a modernidade, mais empenhado e profissional que, um dia, nos possa tornar mais felizes e dele nos faça sentir mais orgulhosos; sobretudo, quando, ao ouvir-mos o hino nacional vejamos também a bandeira desta Nação, a elevar-se cada vez mais, na nossa deprimida auto-estima, e sermos incapazes de segurar aquela lágrima que teimosamente insiste em brotar nos nossos olhos já brilhantes de emoção.


(clique na imagem para ler a notícia no DN e aqui para ler mais na TSF)


Quando as toupeiras, do Presidente, voam como pombos-correios


Apesar do seu actual silêncio, acredito que Sócrates tem mesmo razão quando de outras vezes disse existir uma conspiração contra si e contra o PS!...

Agora esta iniciativa de Belém foi mesmo a cereja no cimo do bolo! E não vale a pena vir "mandar bocas" sobre as secretas, pois todos sabemos como é que estas coisas funcionam nas redacções dos jornais. Alguém "comete um erro" e depois a culpa é das "secretas"! A verdadeira questão é a permanente conspiração e nada mais!...

O director do Público foi sempre um “jornalista” construtor de casos para denegrir os políticos, destilando ódio por quem ele não gosta. O senhor Silva, velho amigo da velha senhora, sabendo disso, recorreu a ele, por interposto assessor, para mais este oportuno servicinho, por ocasião das eleições. Fico admirado como é que nenhum responsável pela gestão desse jornal consente na permanência deste indigno director... Isto já não é novo! Já Ferro Rodrigues foi vítima desta gente em véspera de eleições, e ninguém quis saber de apanhar os culpados...

Mas alguém tinha dúvidas do envolvimento do principal assessor de Cavaco, ao lado do PSD, em mais uma calúnia contra Sócrates?

Enquanto que as suas próprias toupeiras estão a vir ao de cima, revelando-se, assistimos, incrédulos, ao ensurdecedor silêncio do actual residente de Belém que, até ao momento, disse nada! No mínimo exonere-se imediatamente este assessor que, pelos vistos, gosta de representar o papel de pombo-correio nas conspirações palacianas.



sexta-feira, setembro 18, 2009

O "desempate técnico"


quinta-feira, setembro 17, 2009

Portugal melhora défice da balança comercial
em três milhões de euros...


Para saber mais leia
aqui


Opacidades do tal partido da "Verdade"

Veja o excelente trabalho de investigação jornalística feito pela revista Visão clicando:
aqui
aqui
aqui
aqui
e aqui

Todos ficámos mais esclarecidos porque razão a líder do PSD saneou Passos Coelho e candidatou António Preto, como também já, anteriormente, compreendíamos a indignação do candidato do PSD à Câmara de Santarém, Moita Flores, em não apoiar a velha senhora.


terça-feira, setembro 15, 2009

O controverso Hugo Chaves

Por vezes necessitamos de ter acesso ao conhecimento e aos contextos reais para entendermos algumas coisas sobre a vida dos outros povos e aos motivos que movem as pessoas a determinado sentido e actuação.

Clique aqui para ver e compreender a controversa figura de Hugo Chaves, que não é propriamente um ditador, pois foi democraticamente eleito e reeleito pelo povo e também muito amado por aqueles que o elegeram como a última esperança para viverem com alguma dignidade.



domingo, setembro 13, 2009

Felizmente o povo não é burro!..


Tudo nos acontece. Então não é que ontem ficou provado que até temos, a mais ultrapassada, (e impreparada) candidata, de sempre, à governação de Portugal - um país da União Europeia? Sem dúvida que esta mulher pertence ao passado. E, se dúvida houvesse, ontem, Manuela Ferreira Leite provou, inequivocamente, que além de bota-de-elástico é oportunista e não tem dimensão: nem política, nem dimensão de Estado para vir a ser primeira-ministra de um país da União Europeia.

Já em debates anteriores tínhamos registado graves lacunas e uma pobre preparação. Além de estar mal preparada, o que lhe abunda em gafes e imprecisões, sobra-lhe em sobranceria pacóvia, (quando tentou o golpe baixo da sua superioridade) provincianismo idiota e patriotismo bacoco, sobretudo no contexto da União Europeia em que nos encontramos.

Então não é que para a desastrada líder do PSD a Europa acaba em Badajoz? Eu nem queria acreditar no que ouvia e quero querer que a esmagadora maioria dos portugueses, também não se revê nos disparates por ela emitidos.

Afirmo aqui, convictamente, que nem para presidir à minha Junta de Freguesia, a queria, quanto mais à frente do governo de todos nós!..

Então quando assinou o acordo da construção de quatro linhas não ia de encontro aos interesses espanhóis? Com tanto patriotismo bacoco, porque não sairmos da União Europeia?

Na sua mais infeliz intervenção de ontem, a esclerosada líder mexeu com imprensa espanhola, como poderá ver nos jornais “el Mundo” e “el País”.

É triste que, uma vez mais, vamos ser os bombos da festa do anedotário europeu e passar por mais esta vergonha que era perfeitamente desnecessária de sermos o povo, (orgulhosamente só) mais atrasado da União Europeia e termos a mais idiota candidata a primeira-ministra. Se não fosse tão trágico seria simplesmente hilariante…



sábado, setembro 12, 2009

Jorge de Senna
(1919-1978)

Jorge de Senna, foi forçado a exilar-se para o Brasil na sequência de uma tentativa falhada para derrubar a ditadura salazarista.

Mais tade, 1965 emigrou para os EUA tendo exercido funções docentes até ao final dos anos 70 em Santa Bárbara, na Universidade de Califórnia, onde prossegue com uma intensa produção literária. “Metamorfoses", "Evidências", "Fidelidades", entre outros, são exemplo das sua vasta obra.
Jorge de Senna foi uma figura incontornável das nossas letras. Faleceu em 1978, desejoso de regressar à Pátria, o que, finalmente, agora acontece.



“Esta é a ditosa pátria minha amada. Não.
Nem é ditosa, porque o não merece.
Nem minha amada, porque é só madrasta.
Nem pátria minha, porque eu não mereço
A pouca sorte de nascido nela”.

Jorge de Senna


terça-feira, setembro 08, 2009

O rei das bananas e o seu habitual bailinho da Madeira
(sobre o uso do carro de Estado na campanha eleitoral de Manuela Ferreira Leite)

O admirável discurso do rei das bananas que pode dizer tudo o que lhe vier à cabeça que jamais alguém se atreverá a admoestá-lo sequer... Um verdadeiro BoKassa (leia o "El País).
Por muito menos outros foram obrigados a pedir imediatamente a demissão...
Clique aqui para ver como ele utiliza, brilhantemente, (e por ocasião da visita da sua púdica líder) o vernáculo do seu "melhor inglês troglodita" sem vergonha nem decoro". Simplesmente lastimável...
Em vez de "fuck them" eu diria ao Bokassa: fuck you sheet head, bastard, son of a bitch...

Apostilha: aguarda-se a todo momento que o Sr. Silva manifeste também a sua indignação perante a mais esta boçalidade de tão indigno conselheiro de estado.



segunda-feira, setembro 07, 2009

A projecção internacional da admirável oposição que temos

“Em primeiro lugar, era importante ter um encontro com a senhora Merkel e, em segundo lugar, em termos de provas temos as fotografias."
Manuela Ferreira leite depois de ter sido recebida, (pela porta dos fundos - como a empregada de limpeza) durante meia hora, pela chanceler alemã, Sra. Merkel




A Liberdade de Expressão do casal Moniz (3)



Como votar nas próximas eleições?


Faça a sua introspecção, analise-se a si próprio e, posicione-se no partido em que vai votar nas próximas eleições, clicando nesta Bússola de orientação
Agora já poderá afirmar que irá votar em consciência...



sábado, setembro 05, 2009


Sempre que o homem abre a boca...

O Presidente do PSD, (quero dizer o Presidente da República) dizendo explicitamente aos jornalistas que não se pronunciava sobre o caso TVI, insinuava que o Sócrates estaria por detrás.
Começando por dizer que apenas queria afirmar que a liberdade de expressão era um bem precioso, mas, questionado sobre se teria havido interferência do primeiro ministro, disse, com um sorriso cínico, "espero que não", deixando assim pairar, no ar, a possibilidade de tal interferência.
Esta é mais uma demonstração da parcialidade de Cavaco relativamente às próximas eleições legislativas. O Sr. Silva, vai despindo cada vez mais a farda de presidente de todos os portugueses e está e cada vez mais a assumir a presidência da oposição levando a sua Ferreira Leite ao colinho, favorecendo, deste modo, descaradamente o PSD.
Quando à Liberdade de Expressão que, referiu, "conquistámos com o 25 de Abril", não me parece que Cavaco tivesse participado na revolução dos cravos, nem se lhe conhece qualquer envolvimento de protesto contra a falta dessa liberdade no tempo da ditadura...




(clique para ampliar)

A Liberdade de Expressão do casal Moniz (1)

Ora leia este artigo do JN



quarta-feira, setembro 02, 2009

Mapa da concessão das estradas da Serra da Estrela


Até que enfim, as tão ansiadas acessibilidades...


Governo acaba de lançar, entre outras, a concessão das acessibilidades da Serra da Estrela.

O lançamento da concessão Serra da Estrela integra várias estradas em regime de concepção/construção/exploração. Em obra nova temos então:

- O Itinerário Complementar (IC) 6, entre Tábua e Covilhã (IP2/A23);

- O IC7, entre Oliveira do Hospital (IC6) e Fornos de Algodres (IP5/A25);

- O IC37, entre Viseu (IP5/A25) e Seia (IC7), num total de 150 quilómetros.


As obras de requalificação/exploração da concessão abrangem 207 quilómetros e são:

- A (requalificação) da (EN) 231, troço em serviço entre Seia (IC7) e Trigais (IC6);

- A (requalificação) da EN232, troço em serviço entre Mangualde (IC12) e Belmonte;

- A Estrada Regional (ER) 338, troço em serviço entre Vide (IC6) e Manteigas (entroncamento da EN232).

- E a (requalificação) da ER339, troço em serviço entre Seia e Lagoa Comprida e entre Nave e Covilhã; EN345, Ligação de Belmonte ao IP/A23.

Foi, seguramente, a melhor notícia que tivemos desde a construção da Estrada da Beira. Era bom que, desde já, as pessoas reflectissem sobre o alcance destas medidas no futuro desenvolvimento desta região da Beira-Serra, até agora completamente ostracizada em temos de acessibilidades...