segunda-feira, julho 28, 2008



Ladrões roubam PSP

Seis indivíduos armados de shotgun assaltaram e agrediram na passada madrugada uma Brigada de Investigação Criminal da PSP no Entroncamento e roubaram a arma de um dos polícias.(leia mais no correio da manhã)


quarta-feira, julho 23, 2008

Mudar de vida regredindo… Regredindo…

Há dois meses o PSD decidiu mudar de vida.
O partido laranja, supostamente farto da política populista com que os líderes anteriores nortearam a vida do seu partido, conduzindo-o através de um populismo sem precedentes, decidiu-se pela mudança.
Deste modo, o PSD assumia o erro do caminho percorrido e seleccionava, para a sua nova liderança, a candidata apresentada pelos chamados barões do partido, Manuela Ferreira Leite, em quem confiam estrategicamente para traçar. finalmente, os novos percursos do partido em direcção às próximas legislativas.
Passados dois meses o que mudou então no partido, relativamente as supostas expectativas?
Ora nesta matéria parece que ainda não soprou a tão desejada lufada de ar fresco porque fresco não parece ser o hálito da provecta líder, continuando o partido no grau zero, relativamente à expectativa e, sobretudo, em relação às novas estratégias que, presumivelmente, deveriam conduzir o partido à tão desejável vitória eleitoral. A não ser que consideremos as suas quatro “ideias-chave” que são:
1) Que não há dinheiro para nada.
2) Que não é contra o investimento público em geral nem contra nenhuma obra em particular.
3) Que a família tem como intuito a procriação.
4) Que não cabe à oposição apresentar ideias alternativas à governação.

Como facilmente poderemos constatar, é um panorama pobre muito pobre e a desilusão é ainda maior!.. Com estas pseudo-ideias o PSD, parece continuar longe, muito longe, não sendo alternativa à actual governação, o que, num momento particularmente difícil da conjuntura económica internacional que vem afectando o nosso país e a própria União Europeia, não deixa de ser preocupante, pois o que se pede à Oposição é que seja, verdadeiramente, uma Oposição autêntica; o que não só a transforma numa verdadeira alternativa à governação, como ainda esse contributo só poderá melhorar o acto governativo, através do confronto de ideias, enriquecendo o debate e, logicamente, melhorando a acção política.

sexta-feira, julho 11, 2008


A SEDES preconiza um capitalismo ainda mais selvagem


A SEDES é uma associação cívica, cuja fundação data do período marcelista (1970), constituída basicamente por economistas e académicos de tendência neoliberal, alguns dos quais com alguma experiência governativa nos últimos executivos.
Ora esta vetusta Associação divulgou recentemente um documento, crítico para com as políticas económicas do executivo de José Sócrates acusando este Governo de estar a pensar no ciclo eleitoral de 2009, cedendo à agitação social e de ter interrompido as reformas, iniciadas, consideradas corajosas, que vinha fazendo nos sectores da Saúde, Educação e Trabalho.
Pois é, após a eleição da “vecchia” senhora para a liderança do PSD, a SEDES não perdeu tempo permitindo-se, desde logo, vir a terreiro convencer os portugueses de que a única saída para o País é o avanço e aprofundamento das reformas liberais que o Governo já vem fazendo e, claro, apontando como alternativa política, Manuela Ferreira Leite, deixando adivinhar a intencionalidade de promover a evolução das políticas económicas do governo Sócrates para uma política económica bem mais próxima do liberalismo selvagem, à boa maneira da outra “vecchia” senhora, de má memória, chamada Margaret Thatcher.
Com estes mentores neoliberais está-se mesmo a ver a profundidade das políticas económicas e sociais que, desgraçadamente, nos esperariam caso tivéssemos a infelicidade do PS perder as eleições em 2009.

domingo, julho 06, 2008

(clique para ampliar a imagem)
A requalificação da baixa da cidade

Uma cidade que encara o futuro com qualidade de vida


Por todos aplaudido, este projecto vem confirmar a dinâmica da autarquia na preocupação ambiental do concelho e, como já anteriormente escrevi, promover a nossa cidade como uma referência ambiental de excelência. Deste modo Seia poderá ser verdadeiramente uma cidade verde, um exemplo de qualidade de vida e onde vai valer a pena viver.

O desenvolvimento deste projecto na zona baixa é, face à localização estratégica da cidade e ao maciço da Serra da Estrela que a domina a montante, de excelência que, aliado aos recursos naturais que dispõe, constitui uma zona verdadeiramente privilegiada, face ao elevado potencial lúdico-turístico que apresenta, sobretudo, durante o Verão.

O conjunto das intervenções previstas permitem, à partida, prever um verdadeiro sucesso em torno de uma nova centralidade da nossa cidade, colocada à disposição de toda a Comunidade, de encontro a um maior conforto e, seguramente, elevando a nossa qualidade de vida.

A valorização ambiental deste vale do rio Seia deve não só promover a requalificação da área envolvente ao nível paisagístico, mas também de ordenamento do território e da utilização dos solos bem como dos preciosos recursos hídricos, sobretudo na qualidade da água que o ressuscitar do moribundo rio irá promover em mais valias, nomeadamente, actividades aquáticas e desportos náuticos, permitindo assim o desenvolvimento económico desta zona de vocação turística.

Neste sentido proponho que a montante da área de intervenção seja integrado no projecto, (até porque não existe nenhum) um pequeno Parque de Campismo, com elevados padrões de qualidade o que, só por si, poderia gerar receitas significativas tão necessárias à sustentabilidade de um projecto desta envergadura, optimizando significativamente as estruturas criadas e potenciando os investimentos efectuados.


(Clique na imagem)


É notável a semelhança entre portugueses e italianos
.

sábado, julho 05, 2008

A sondagem Expresso (mais perto)

Um “Expresso” (e encomendado) elogio “a la vecchia senhora”

Liderar as sondagens das intenções de voto com 40%, (com uma diferença de 11 pontos) depois de tomadas muitas medidas necessárias, mas impopulares, com que o governo tem tentado organizar a nossa vida económico-social, ao longo deste mandato, aliada uma situação de crise como nunca se viveu em democracia, com a agravante de gerir uma economia com base nos - por enquanto - 144 dólares por barril de petróleo (bastando para isso recordar a que a última grave crise séria se verificou no tempo em que Mário Soares foi primeiro-ministro, e houve necessidade de recorrer ao FMI, lembram-se?).

Ora reflectindo no desgaste que o governo tem sofrido nos últimos 6 meses em que a conjuntura internacional também não ajuda, a um ano de eleições, agravado ainda mais com a crise económica e social internacional, este resultado não é bom, é óptimo, diria mesmo excelente.

Por isso não se entende, como é que um jornal como este diz que Manuela Ferreira Leite está mais perto! Mas mais perto de quê?

Sem ideias nem projecto para o país, apesar disso subiu, (pós-congresso) 4 pontos, nas intenções de voto é verdade, mas mais perto só se for dos resultados que Santana Lopes conseguiu antes, lá isso é verdade. O mais difícil será mesmo mantê-los até ao próximo acto eleitoral. A ver vamos...

sexta-feira, julho 04, 2008



Haveria lá melhor forma de comemorar o Dia da Cidade?

Com o anúncio pelo Secretário de Estado das Obras Públicas de novas e melhores acessibilidades para a nossa cidade e para a nossa região, estou certo que não haveria melhor forma de comemorar a cidade.

Ontem, dia 3 de Julho, a nossa cidade comemorava assim a juventude dos seus 22 anos de idade, ainda há pouco tempo saída de uma adolescência que a fez crescer e entrar na idade adulta.

Para quem não tiver a memória, certamente recordar-se-á da cidade com desenvolvimento caótico com construção desenfreada e ao sabor dos construtores, sem infra-estruturas dignas desse nome, das ruas esburacadas, da inexistência de passeios, em resumo: um burgo caótico, sem exigência, nem qualidade de vida para com os seus cidadãos.

Do caminho percorrido pela cidade, neste notável período de crescimento sustentado, as políticas de desenvolvimento local constituíram a resposta necessária aos principais desafios e imperativos colocados pelo ajuste estrutural da economia local, duma pequena cidade do interior, no contexto regional e nacional, mas que se reflectiu, indubitavelmente, na substancial melhoria da qualidade de vida de todos os senenses que sentem, a cada dia, o pulsar da cidade e que, de forma desprendida, também no dia-a-dia, tudo fazem para que Seia seja maior e cada vez mais uma cidade onde apeteça viver.

Por isso, foi com prazer, e algum orgulho, que assistimos ontem, no terreno, à concretização das medidas políticas de descentralização, actualmente em curso, desencadeadas pelo governo Sócrates, capazes de intensificar a transferência de competências, recursos e poder às instâncias regionais, estas sim, determinantes para induzir uma dinâmica capaz de impulsionar às regiões desfavorecidas o assumir de novas responsabilidades de desenvolvimento produtivo e superar o tradicional esquecimento que nos tem afectado, desde a época medieval, na busca de um tipo de crescimento económico com equidade inter-regional, criando novas, (e mais favoráveis) oportunidades de desenvolvimento, ou seja capazes de difundir de forma mais justa e equilibrada os resultados do progresso e da modernidade, no sentido de um processo de mudança social e institucional que, dado o perfil marcadamente centralizado de poder, agregado aos enfoques macroeconómicos predominantes da centralização e que, à falta de um verdadeiro modelo de regionalização, ainda não foi devidamente equacionado pelos portugueses, no sentido de uma solidária coesão nacional.

O anúncio de ontem, do Secretário de Estado das Obras Públicas, nas comemorações da cidade, foram, por isso, um momento alto para todos os senenses, um exemplo de política real do governo Sócrates, que apesar das serôdias preocupações sociais desta Oposição, confusa e sem projecto, que nesta matéria não tem qualquer autoridade moral para reivindicar o que quer que seja.

Assim sendo, depois das boas notícias do projecto de requalificação e valorização ambiental do rio Seia, notável obra de requalificação urbana da baixa da nossa cidade, e do anúncio das novas e melhores acessibilidade feitas pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, haveria lá melhor forma de comemorar o Dia da Cidade?