sexta-feira, janeiro 25, 2008

O Governo “mostra serviço”!

A redução do deficit

Cá está o tipo de notícia que causa azia da oposição…

A redução do deficit confirma-se! E bem mais célere do que se esperava.

O esforço enorme de quase para todos os portugueses, nestes anos difíceis, está a compensar levando-nos a pensar que ainda vamos ter uma palavra a dizer no desenvolvimento e construção europeia, como um pais moderno e organizado capaz de se revelar um valor acrescentado. Eu acredito!...

Com uma evolução fantástica, (melhor do que o esperado) as contas públicas portuguesas, o Executivo admite rever os objectivos orçamentais para 2008.

A previsão do Governo que apontava para um défice de 2,4 por cento do (PIB) para 2008, foi praticamente atingido um ano antes. Agora este valor implica que as previsões vão ser revistas em baixa.

Esta notícia é muito importante em termos político/económicos e irá restabelecer a confiança necessária na governação que tão necessária era.

É fundamental que as pessoas percebam que o esforço que cada um de nós tem eito ao longo dos últimos dois anos está a resultar em pleno, mostrando, finalmente a luz ao fundo do túnel.

A primeira etapa está atingida, agora é necessário continuar as reformas estruturais na administração pública de maneira a que a despesa não volte a aumentar ou que pelo menos seja aplicada de forma mais eficaz.

A partir de agora necessário se torna fomentar condições para a criação de emprego, emitir alguns sinais, nomeadamente, a baixa de impostos como o IRC e o IVA para promover a criação de mais empresas e consequentemente mais postos de trabalho.

domingo, janeiro 20, 2008

O respeito que nos deveria merecer a dor dos que sofrem!


Apesar da nossa consternação, nenhum técnico de saúde subscreveu a tese de que, em Anadia, a criança teria falecido em virtude das urgências locais terem fechado!

Mas é absolutamente indecoroso que políticos contestatários, sem escrúpulos e opinadores de pacotilha, usem morte de uma criança e o sofrimento da família nas suas guerras políticas ou na base das pseudo-teses que tentam afirmar...

Esta gente ignóbil deveria ter um pouco de vergonha na cara, em vez de abusarem da dor de quem sofre, para obter dividendos políticos e audiências bacocas dos seus abjectos escritos de oportunismo mórbido.


sexta-feira, janeiro 18, 2008

Mais uma frase lapidar


No rescaldo da Assembleia Geral do BCP, o Semanário Económico fazia na edição de hoje, (LINK) a sua leitura daquela agitada assembleia-geral, da qual retiro mais esta frase lapidar, agora pelo economista Miguel Beleza: “Foi uma excelente lição para Cadilhe que sabe tanto de economia como eu de costura."

Esta frase não é uma ternura?

Frases do futebolês…

Recordam-se daquela frase inesquecível que fez escola, também ela emitida por um homem do futebol em que referia que: «prognósticos, prognósticos só no fim do jogo»?

Pois bem, depois do empate com a minha Académica, Paulo Bento dizia que poderia sair do Sporting emitindo, logo de seguida, duas frases lapidares.

A primeira: «Há muita gente que tem vontade que saia».

A segunda, melhor ainda: «estou mais perto de sair do que quando entrei».

Notável este Paulo Bento, não é?

Mas as frases não acabam aqui, porque o presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, também foi à sala de Imprensa, pedir aos jornalistas para não perguntarem ao treinador se ele tinha ou não condições para continuar, uma vez que o deviam fazer à administração da SAD.

Pelos vistos, naquele clube, Paulo Bento não está só!...


(clica na imagem e assina)

Fim às cenas macabras da lapidação no Irão

Participa na campanha e subscreve a carta ao governo do Irão

quarta-feira, janeiro 16, 2008

PORQUÊ CORRER O RISCO DE IMPLOSÃO SOCIAL?


DOIS MILHÕES DE PORTUGUESES EM RISCO DE POBREZA


Esta é uma notícia que me deixa triste.

Este número deveria envergonhar-nos e, sobretudo, os governantes deste País…

No actual governo, Sócrates na esperança de promover um rápido crescimento económico do país, privilegiou a corrente capitalista na distribuição dos rendimentos favorecendo assim os mais ricos.

Puro engano, a Economia continua estagnada, a Protecção Social, tão cara à esquerda esfuma-se e por mais que emagreça a Administração Pública as despesas não baixam, como explicar isto? Pelo contrário, a estratégia política parece ter promovido, mais ainda, a existência do fosso entre os ricos e as famílias consideradas pobres. É, de facto, o descrédito.

A continuar neste caminho, Portugal terá cada vez mais pobres e começou até a aparecer um novo tipo de pobreza, a “pobreza envergonhada”.

Os salários não aumentam na proporção do custo de vida, (veja-se os índices de inflação dos últimos dez anos) e como se diz em gíria: “empobrecer alegremente”.

É preciso cuidado, há cada vez maiores disparidades sociais. Há quem ganhe muito capitalizando cada vez mais e outros auferem tão pouco que quase não lhes dá para sobreviverem com a dignidade que a condição humana exige, para não falar daqueles que o desemprego não permite ganhar absolutamente nada e que são sustentados pelas famílias.

Não parece que, por esta via, e com esta estratégia de governação Sócrates consiga, alguma vez, implementar uma política mais justa e solidária para com os portugueses que mais necessitam.

É preciso repensar numa estratégia de governabilidade mais eficaz e não ficar a aguardar a generosidade do tecido empresarial cada vez mais capitalista.

É preciso, pelo menos não promover a imoralidade. Há muita gente que afirma que Portugal é dos países da Europa onde há mais Mercedes e BMW e mais pessoas a andarem vestidas com roupas de marca e outros luxos. Por outro lado, em Outubro passado, a Igreja Católica mostrava em Fátima, com a inauguração da nova catedral, onde se gastam tantos milhões provenientes dos crentes, muito deles pobres também, para que esta instituição pudesse na sua pretensa acção social ajudar aqueles que mais precisam…

HUMILHANTE DERROTA NO LARANJAL

A partidarização da eleição do Conselho de Administração do BCP, feita por Luís Filipe Menezes, fez com que a lista de Miguel Cadilhe, à presidência do referido banco, sofresse uma humilhante derrota que deve ser comungada com a incompetência estratégica do, (confirmado) incompetente, líder do laranja.

Será que, finalmente, a Madeira vai dar a independência ao Continente?


“Alberto João Jardim, presidente do Governo regional da Madeira, garantiu esta terça-feira que apoiará o povo madeirense quando este optar pela independência da Região Autónoma”. In CM

Leia a notícia aqui: link

Os interesses inconfessáveis do ministro da Defesa de Santana Lopes


No Jornal Correio da Manhã de domingo 13/01/08 podia ler-se: “Contas públicas em risco – Submarinos vão duplicar o défice” – link

Será que ninguém pede contas a este cavalheiro?

Porquê a compra de submarinos numa altura de extrema dificuldade financeira para o país? O que é que estaria por detrás desta aquisição tão célere como milionária?

Um país pobre, com o nosso, é de nos interrogarmos sobre a necessidade de colocar nas prioridades a aquisição de 2 submarinos sabendo-se que a sua compra ia "rebentar" com as contas públicas. Uma despesa inútil de quase 1.000 milhões de Euros!

Num governo sem projecto de curta duração como foi neste governo de Santana Lopes era interessante saber algo que nunca foi bem explicado. A tamanha pressa em adquirir estes submarinos!... Para quê submarinos qual a ameaça de guerra que o justifica quando o nosso país tinha prioridades bem mais prementes?

Porque será que Paulo Portas, que agora tanto se bate por referendos, não exigiu um referendo a si próprio para aferir com o povo a aquisição dos seus brinquedos?

Este cavalheiro que constantemente questiona as despesas do governo exigindo até que os seus membros venham constantemente ao Parlamento prestar contas, quando afinal, ele próprio, é um exemplo do piorio no desbaratar de dinheiros públicos.

Esta compra dos submarinos é de um patriotismo que bem nos tramou a todos! Só ele sabe (por enquanto) o que o levou este cavalheiro a assinar a dita compra com tamanha celeridade...

Na minha opinião a solução é simples! O governo deve pura e simplesmente vendê-los no mercado internacional. O problema é haver algum país (o que não vai ser fácil) interessado neles. Deste modo o Ministério da Finanças encaixaria dinheiro, que tanta falta nos faz, pagaria as dívidas da compra aos bancos e resolveria o problema.

Então andamos todos a fazer sacrifícios por causa da incompetência e, sabe-se lá, dos interesses inconfessáveis deste ministro de Santana Lopes, quando este estoirou milhões de euros num (des)governo de apenas 4 meses, onde deveria haver lugar, apenas, ao exercício da gestão corrente.

domingo, janeiro 13, 2008

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência


"A maior banda do mundo"

(Para ouvir clique na imagem)



Grupo: THE ROLLING STONES

Canção: Angie”

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)



Grupo: Moody Blues

Canção:Nights in White satin”

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)



Grupo: Genesis

Canção: “Selling England by the pound”

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)


(Espero que reconheçam Eric Clapton)


Grupo: The Cream

Canção:Sunshine of your Love

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)


Grupo: Animals

Canção:The House Of The Rising Sun

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)


Intérprete: Bob Dylan

Canção:Mr. Tambourine Man

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)


Grupo: The mamas and the papas

Canção:California dreamin

sábado, janeiro 12, 2008


= Serra da Estrela esse gigante turístico adormecido =

Será chegada a nossa hora?

Após leitura do caderno de economia do Semanário Expresso, e com ele dos projectos que nos esperam, não poderia deixar de fazer uma reflexão sobre a matéria.

Já todos sabíamos que a Serra da Estrela continua a ser uma marca forte, alternativo a 800 quilómetros de costa, um destino de eleição dos portugueses para passar o Fim de Ano como também a época de Carnaval, sobretudo, se estas ocasiões especiais são antecedidas de nevões significativos.

Então, neste caso, as reservas antecipadamente feitas inviabilizam completamente a oferta de alojamento em quase toda a região, inflacionando os preços e na maioria das vezes fica esgotada, toda a capacidade de acolhimento, mesmo de localidades mais afastadas, muito tempo antes dos citados eventos, o que causa imenso transtorno àqueles que se distraem, um pouco mais, a reservar acomodação para estas datas.

Fora destas épocas festivas a oferta de alojamento fica “às moscas” porque a inexistência do manto branco não motiva os potenciais turistas a visitar a Serra, o que confere à Serra da Estrela uma certa sazonalidade turística que vem caracterizar o turismo da nossa região, desde há muitos anos.

Se entendemos a grande procura da Serra durante o Inverno também não deixa de ser verdade que a Serra é tão ou até mais linda durante os restantes dias do ano, porque se ganharmos novas percepções sensoriais e outros conhecimentos que nos permitam descodificar as coisas à nossa volta, vamos ter para com a nossa bela Serra um outro olhar que nos irá permitir descobrir coisas belas e significativas onde anteriormente nos passavam despercebidas, porque certamente as ignorávamos. É preciso acabar rapidamente com a sazonalidade turística na nossa região. Esta sazonalidade não é amiga do nosso turismo. Por isso é preciso inverter a situação rapidamente e dar visibilidade a tudo aquilo que vale a pena ser visto e, sobretudo, sentido!...

Nesta matéria, e deste lado da serra, não poderemos ignorar os papéis fortes da RTSE, do ICN, do CISE, das autarquias, das actividades económicas e, fundamentalmente, dos Operadores Turísticos, pois são eles que, com a sua competência e qualidade dos serviços que oferecem que irão ser a verdadeira motivação para quem nos irá, com regularidade, visitar no futuro libertando o Turismo desta região da tradicional sazonalidade que o trucida, catapultando-o e promovendo-o a patamares de excelência, tornando assim esta região um destino turístico de referência, durante todo o ano!

terça-feira, janeiro 08, 2008

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)



Grupo: Ten Years After

Canção:Love like a man

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)


Grupo: Pink Floyd

Canção:Wish You Were Here

segunda-feira, janeiro 07, 2008

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência


(Para ouvir clique na imagem)



Intérprete: Don McLean

Canção:Vincente - (Starry, Starry Night)

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência


(Para ouvir clique na imagem)



Intérprete: Scott McKenzie

Canção:San Francisco

Filipe Menezes "faria diferente", mas não revela como…


O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, foi a Anadia solidarizar-se com os populares que protestam contra o fecho da urgência e dizer-lhes que o PSD "faria diferente" a reforma da saúde, apesar de não revelar como!

Vamos recordar o que, o agora líder da oposição, disse em 11 de Maio, de 2006, ao jornal Correio da Manhã, relativamente à reforma da Saúde e das Finanças:

"Hoje deixo aqui uma palavra de estímulo e compreensão para com os ministros da Saúde e das Finanças. O encerramento das maternidades é, com uma ou outra excepção, uma medida irrebatível."

A única coisa inovadora que sabemos, é que Luís Filipe Menezes garantiu que desmantelaria o Estado em apenas seis meses…

Ah homem do nuórte carago!...



domingo, janeiro 06, 2008

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)



Grupo: Emerson Lake & Palmer

Canção:From The Beginning

"Amigos de Alex"

Partilha de sons e palavras de um passado

recente que marcou a minha adolescência

(Para ouvir clique na imagem)



Grupo: Led Zeppelin

Canção: “Stairway to Heaven”

LISBOA -DAKAR

Se a prudência, e a desresponsabilização das empresas seguradoras, perante eventuais atentados, poderia ter aconselhado a anulação da prova, como viria a acontecer, também a cedência à chantagem da Al-Qaeda e dos fundamentalistas islâmicos, a esta anulação, poderá ter sido um precedente grave perante nova ameaça tornando-se assim uma enorme fragilidade perante futuras acções de chantagem do execrável fundamentalismo islâmico. Oxalá me engane…



A demagogia bacoca ou, o PCP no seu melhor

Há dias José Sócrates anunciava que o salário mínimo passaria para 426 euros em 2008, o que corresponde a um aumento de 5,7 por cento em relação ao montante actual, que é de 403 euros.

Logo o PCP pela voz de Vasco Cardoso, da Comissão Política, sustentava que o valor fixado «ficou aquém do proposto» pelo partido, que era de 426,50 euros, e «das necessidades de milhares de trabalhadores». De facto os 50 cêntimos fazem toda a diferença!...

Realmente já não há pachorra, nem futuro, para estes comunistas…

quarta-feira, janeiro 02, 2008

A deriva Estalinista até já se apoderou dos jovens do PCP!


Na comissão promotora das celebrações do 25 de Abril que à semelhança de todos os anos, vem preparando as celebrações de evento em Lisboa, o nome do gato fedorento, Ricardo Araújo Pereira, foi vetado pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP).

Desta forma fica inviabilizada a intervenção do notável humorista nas próximas celebrações do 25 de Abril. (link à notícia, no DN)




A Grande Capa do Diário de Notícias



O apanhado do ano, logo no primeiro dia

Quem deve estar neste momento com uma enorme azia é o “controleiro”, António Nunes, (o homem forte da ASAE) apanhado a transgredir no Casino do Estoril.

A tradicional Mensagem de Ano Novo do PR


“A Oeste nada de novo”

O Presidente da República depois de deixar no ar a sua implícita concordância com a governação Sócrates, criticava o sistema remuneratório injusto dos "altos dirigentes de empresas", (essa excelsa casta de gestores) que, na sua opinião, auferem rendimentos "injustificados e desproporcionados" face aos salários médios dos seus trabalhadores, acentuando as desigualdades sociais, a que adicionaria ainda as habituais dificuldades dos portugueses em acessar aos cuidados de saúde.

No entanto, Cavaco Silva reconheceria uma melhoria do crescimento da economia e progressos no controlo das finanças públicas.

Ainda relativamente à Economia apelava a mais e melhor investimento, que deverá ser "aplicado com verdadeiro sentido estratégico e gerido com eficácia e transparência."

Na Educação referia que é preciso "melhorar o clima de confiança entre todos os intervenientes no processo educativo".

Apesar de alguns progressos legislativos considerava que o funcionamento da Justiça continua a ser, ainda, "um obstáculo ao progresso económico e social do País".

Destacava ainda a excelência da presidência portuguesa referindo que: "Portugal saiu prestigiado do exercício da presidência."

No final chamava a atenção dos portugueses para a realidade de dois "problemas graves": a baixíssima taxa de natalidade e a sinistralidade.

Portanto, a Oeste nada de novo.