terça-feira, junho 19, 2007

Que pulhice de oposição esta!..


Na última edição do “Expresso”, lia-se: "Mendes cria grupo para atacar TGV".

Esta notícia não pode ser a sério, e nunca poderia vir de gente séria!...

De acordo com o pequeno líder da oposição, o investimento na alta velocidade é muito superior ao do novo aeroporto da OTA, pelo que é obrigatório que esse investimento seja feito de forma ponderada, sem precipitações e sem comprometer as gerações futuras.

Vejamos agora a pulhice desta oposição, professor Martelosabetudo incluído…

A Resolução n.º 83/2004, do Conselho de Ministros, publicada no D.R. 1º Série, nº 149, do dia 26 de Junho, definia os princípios de enquadramento da rede ferroviária de alta velocidade (TGV) para o século XXI, e aprovava o desenvolvimento das infra-estruturas, ao mesmo tempo que promovia a preparação da integração no futuro plano ferroviário nacional. No seu preâmbulo pode ler-se:

“Consciente da necessidade de concretizar o trabalho e os estudos entretanto realizados, o Governo propôs soluções no âmbito da XIX Cimeira Luso-Espanhola, realizada em 7 e 8 de Novembro de 2003, na Figueira da Foz, cujas decisões se revelaram estruturantes para a definição do traçado da rede ferroviária de alta velocidade na Península Ibérica. Com efeito, na referida Cimeira foram definidos os eixos ferroviários de alta velocidade a desenvolver nas suas interligações com Espanha, que importa assumir como projecto nacional”.

Ora este plano ferroviário, protocolado com o Governo do vizinho Aznar, entre outras propostas, previa 5 (cinco) linhas TGV, a saber:

1) Linha Porto-Vigo, como linha de alta velocidade, com uma estação intermédia entre o Porto e a fronteira luso-espanhola de Valença/Tuy, com horizonte temporal de 2009;

2) Linha Lisboa-Madrid, como linha especialmente construída para a alta velocidade, com estação intermédia em Évora e na fronteira luso-espanhola de Elvas-Badajoz. Deve igualmente a sua parametrização permitir a circulação de composições ferroviárias de mercadorias compatíveis com as características do traçado e as exigências de exploração, com horizonte temporal de 2010;

3) Linha Lisboa-Porto, como linha especialmente construída para a alta velocidade, com estações intermédias em Leiria, Coimbra e Aveiro, com horizonte temporal de 2013;

4) Linha Lisboa-Faro-Huelva (via Évora), como linha de alta velocidade, com uma estação intermédia em Beja, com horizonte temporal de 2018 dependente de estudos técnico e de viabilidade económica;

5) Linha Aveiro-Salamanca, como linha de alta velocidade, permitindo a circulação de composições ferroviárias de passageiros e mercadorias, com estação intermédia em Viseu, com horizonte temporal de 2015.

A eloquência desta Resolução fala por si!

Temos pena porque a inexistência de uma oposição séria e credível é prejudicial ao crescimento da nossa democracia. Também não temos dúvida que a oposição se envenena, gradualmente, cada vez que morde a própria língua… “Paz à sua alma”

Clique aqui e divirta-se ao consultar a resolução no DR




quinta-feira, junho 07, 2007

Plano Tecnológico ainda mexe…

Uma excelente medida!

Na passada quinta-feira, José Sócrates anunciou que irá entregar computadores a cerca de 500 mil pessoas, entre as quais estão estudantes, professores e trabalhadores em formação, que vão passar a ter acesso, a preços reduzidos, a um computador e à Internet de alta velocidade.

A medida engloba assim todos os estudantes que se inscrevam no 10º ano no próximo ano lectivo, e que passam a ter acesso a um computador e à ligação à banda larga, um processo que deverá abranger 240 mil estudantes até 2010, sendo que o preço a pagar pelos computadores deverá variar, consoante se trate ou não de alunos com dificuldades financeiras,

O projecto, conta com a participação da Microsoft através do fornecimento de software de «última geração» para os computadores. Neste sentido Neil Holloway, presidente da Microsoft Europa, Médio Oriente e África (EMEA) já veio aplaudir a «excelente iniciativa» do programa governamental de acesso a preços reduzidos a computadores e Internet de banda larga para meio milhão de portugueses.

quarta-feira, junho 06, 2007

Seia e as não comemorações do Dia Mundial do Ambiente

Conforme o estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, este é o Ano Internacional Polar e as cerimónias do Dia Mundial do Ambiente incidiram sobre as calotes polares e o célere o degelo a que impavidamente assistimos.

As alterações climáticas far-se-ão sentir em todo o mundo e o consequente degelo, para além de inevitavelmente fazer subir o nível médio das águas oceânicas, pode ter outros efeitos a nível climático afectando zonas muito distantes.

As alterações climáticas são um problema que diz respeito a todos, até porque todos somos responsáveis pelos gases com efeito de estufa que são libertados diariamente do escape dos nossos automóveis, das chaminés das centrais que produzem a energia que utilizamos e, tantas vezes, desperdiçamos sem nos apercebermos.

Contrariamente ao que já propus algumas vezes em sede de Assembleia Municipal sobre a necessidade de elaboração de um Plano Municipal de Actividades que contemplasse alguns temas tão problemáticos e pertinentes como: a Água, a Árvore e a Floresta ou o Ambiente, entre outros, acções que nos dias que passam se revelam fundamentais ao exercício de uma cidadania plena.

De facto tive pena que no meu concelho não tivesse havido lugar, ontem, dia 5 de Junho, a uma marcante jornada cívica de cidadania onde pudéssemos reflectir em comum sobre um problema de todos, o Ambiente. Tanto mais que, no contexto regional, Seia vai tendo todas as condições para se assumir, (afirmar) como um concelho ambiental de referência…


terça-feira, junho 05, 2007


Dia Mundial dum (cada vez pior) Ambiente

Como sempre, o Dia Mundial do Ambiente vai sendo celebrado de várias maneiras: debates, seminários, concertos, competições desportivas e outras iniciativas mais ou menos folclóricas.

Este dia é, na generalidade, aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção dos políticos que, infelizmente, continuam a mandar, (mal) neste único e precioso Planeta Terra, para os problemas ambientais e para a necessidade urgente de arrepiar caminho relativamente às políticas economicistas, do vale tudo pelo lucro deste capitalismo desenfreado que está matar-nos a todos e bem mais rápido do que os próprios responsáveis por este de coisas supunham, mas que nem por este facto os faz mudar de atitude.

Chefes de estado, ministros e secretários e outros políticos uns por cima do meio ambiente, outros por baixo dum mau ambiente, e outros até em que o ambiente lhes passa mesmo ao lado o próprio meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta deste mau ambiente deste planeta que aqui jaz sufocando doente e sem solução à vista.

O mais importante é que cada um de nós possa investir rapidamente mais naquilo que temos de mais valioso, que é a nossa inteligência, para aprender rapidamente a consumir com racionalidade, aquilo que necessitamos, poupando assim os escassos recursos naturais de que dispomos.

Apesar de todos os apelos, acredito que o Homem vai continuar egoísta e estúpido como sempre foi…